(Fasm/2014) A insulina e o glucagon são hormônios polipeptídicos que regulam a taxa de glicose no sangue. Embora sejam produzidos pelo pâncreas e atuem no metabolismo dos carboidratos, esses hormônios apresentam ações antagônicas no organismo. Em indivíduos saudáveis, é correto afirmar que a ação da insulina e do glucagon, respectivamente, é de
A) promover a aceleração do metabolismo dos carboidratos devido a sua liberação no sangue; e retardar a quebra dos carboidratos, favorecendo o seu armazenamento sob forma de gordura nas células.
B) estimular a resistência ao metabolismo de açúcares e a quebra de gorduras com a glicogenólise; e estimular o armazenamento do glicogênio no fígado e nos músculos.
C) promover o aumento da concentração da glicose no sangue, possibilitando sua eliminação pela urina; e promover a diminuição da concentração de glicose no sangue, evitando sua diluição na urina.
D) promover a hiperglicemia, aumentando a taxa de glicose no sangue; e promover a hipoglicemia, diminuindo a concentração de glicose no sangue.
E) permitir a utilização da glicose pelas células e a síntese do glicogênio; e estimular o desdobramento do glicogênio em glicose e sua liberação na corrente sanguínea.
Resolução:
Os hormônios insulina e glucagom são produzidos pelo pâncreas e controlam a glicemia (taxa de glicose no sangue). A insulina tem ação hipoglicemiante (reduz a taxa de glicose no sangue); favorece a entrada de glicose nas células. Já o hormônio glucagom tem efeito hiperglicemiante – age estimulando a quebra do glicogênio hepático, com a consequente liberação de glicose para a corrente sanguínea.
Resp.: E
Organize seus Estudos
Post-it, 3M, Bloco de Notas, Cascata Misto, 4 Cores
Preço: R$28,71