Inscrições Enem 2017 ocorrerão no mês de maio, para a prova nacional; que envolve milhares de jovens em busca de uma vaga nas universidades públicas brasileiras e portuguesas.
Inscrições Enem 2017 ocorrerão no mês de maio
As inscrições começarão às 10h do dia 8 de maio de 2017, neste link, e serão encerradas às 23h59 do dia 19 de maio de 2017; e serão disponibilizadas no site do MEC. Veja como fazer sua inscrição.
Resolução das Provas Enem
A aplicação do Enem de 2017 está confirmada para 5 e 12 de novembro; conforme edital de regulamentação normativa publicada no Diário Oficial da União pelo Inep.
Para que serve o Enem?
As notas do Enem são utilizadas em vários programas federais tais como Prouni, Fies, Sisu e seleções organizadas pelas Instituições de Ensino Brasileiras para ingresso de calouros em seus diversos cursos de graduação. Veja abaixo suas aplicações:
1-Bolsa de Estudos ProUni – Programa Universidade para Todos
As notas do Enem servem para entrar no Programa Universidade para Todos (ProUni); uma iniciativa do Governo Federal, que concede bolsas de estudos parciais e integrais; em faculdades particulares para quem ainda não tem um diploma de nível superior.
O ProUni acontece duas vezes ao ano, no início do primeiro e segundo semestres. Para se inscrever, é obrigatório ter feito o Enem no ano anterior e ter um bom desempenho no Exame: pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.
Quanto maior a nota do Enem, maiores são as chances de conseguir uma bolsa em faculdade particular pelo ProUni. O processo seletivo classifica os candidatos exclusivamente pela nota do Enem; preenchendo as vagas com aqueles candidatos que obtiveram as maiores notas no Exame e concorrem a uma vaga no mesmo curso e faculdade.
2- Vaga em universidade pelo Sisu, Sistema de Seleção Unificada
As notas do Enem servem para participar do Sistema de Seleção Unificada, um programa do Governo Federal que classifica candidatos a uma vaga em universidades públicas; utilizando somente a nota do Enem, sem a necessidade de fazer o Vestibular Tradicional.
O Sisu acontece duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre. Não tem limite de renda para participar, mas o candidato precisa ter realizado o Enem no ano imediatamente anterior e não pode ter zerado na redação. As universidades participantes podem determinar notas mínimas para ingresso em seus cursos de graduação.
As inscrições para o Sisu são gratuitas e são realizadas na página do Ministério da Educação; logo após a divulgação do Resultado do Enem. São oferecidas aproximadamente 240 mil vagas nas Instituições Públicas; e a concorrência é bem acirrada, em alguns cursos e Instituições.
3-Financiamento Estudantil – FIES
O FIES é um financiamento do Governo Federal, que auxilia no custeio de um curso de graduação na faculdade de iniciativa privada. A taxa de juros é baixa e o estudante só começa a pagar a dívida um ano após a conclusão de seu curso de graduação.
Para se inscrever no FIES é obrigatório também cumprir o requisito de renda familiar; além de participar do Enem e obter nota igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação.
4- Complemento do Vestibular
Algumas universidades, principalmente públicas, utilizam as notas do Enem para complementar a nota do Vestibular; ou para as vagas ociosas ou remanescentes.
As regras e critérios de seleção variam bastante entre as instituições de Ensino. De maneira geral, se o candidato for bem no Enem pode usar essa nota junto com o Vestibular Tradicional para melhorar sua pontuação e; assim, aumentar suas chances de conseguir uma vaga no curso superior dos seus sonhos.
5- Substituição ao Vestibular
Em alguns vestibulares, a nota do Enem pode substituir completamente as provas do Vestibular. Basta apresentar seu desempenho e, caso ele esteja dentro dos critérios exigidos pela universidade, é só efetivar a matrícula. Tal substituição tem sido muito comum em seleções para ingresso no curso de medicina, das universidades, centros universitários e faculdades de iniciativa particular.
6- Ingresso pelo Sisutec
Sisutec, Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica das instituições parceiras do programa.
O sistema é gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação) no qual instituições públicas e privadas de educação tecnológica; oferecem diversas vagas gratuitas para os cursos técnicos sisutec, para quem participa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O Enem foi criado em 1998, já ou por várias alterações e envolve jovens brasileiros de todas as regiões brasileiras que buscam uma formação superior, seja em Instituições Públicas ou de iniciativa privada.
Dicas Enem
-Veja também as universidades portuguesas que utilizam o Enem para ingresso.
–Notas de Corte por área de conhecimento
–Como a redação do Enem é corrigida
–Como se dar bem na Redação do Enem
Dicas de Estudos Enem e Vestibulares:
–Dicas para prova de Ciências Humanas;
–Dicas para prova de Ciências da Natureza;
–Desastre Ambiental da Barragem de Mariana;
–Impactos Ambientais do rompimento da Barragem de Mariana;
–Dicas de Química para a prova do Enem;
–Dicas de matemática para a prova do Enem;
–Questões sobre células-tronco já apareceram no Enem;
Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.
e outros vestibulares que estão disponíveis em diversas Universidade brasileiras.
Organize seus Estudos
Post-it, 3M, Bloco de Notas, Cascata Misto, 4 Cores
Preço: R$28,71