(Campo Real/2022-2) Sobre a vegetação e os impactos do desmatamento, assinale a alternativa correta.
A) Chama-se plano de manejo os modos como grande parte de ruralistas e pecuaristas que ocupam as áreas do Pantanal minimiza os impactos sobre a flora e fauna da região.
B) Foi durante o período do cultivo do café no litoral brasileiro que o bioma Mata Atlântica sofreu a maior exploração, levando à extinção de espécies vegetais típicas, como a andiroba.
C) No Cerrado brasileiro os impactos ambientais provocados pelas carvoarias não são significativos devido ao alto grau de regeneração deste bioma.
D) No Brasil, em 2020 os incêndios ocasionados pela ação antrópica associada à falta de chuvas no Bioma Pantanal causaram a perda de menos de 5% da sua vegetação.
E) A Floresta Amazônica, apesar de ser a maior floresta tropical do mundo, possui um solo com pouca riqueza em nutrientes, sendo o avanço da “fronteira agrícola” responsável por grande parte do desmatamento e alteração do solo na região.
RESOLUÇÃO:
O plano de manejo corresponde a um documento técnico, que, a partir dos objetivos definidos no ato de criação de uma Unidade de Conservação (UC), estabelece o zoneamento e as normas que norteiam o seu uso.
A andiroba é uma planta nativa do bioma Amazônia, não da Mata Atlântica. Esse bioma (Mata Atlântica) sofreu muito com a retirada de madeira (incluindo o pau-brasil) e com o processo de urbanização.
As carvoarias são, sim, um grande problema a qualquer bioma, devido ao desmatamento para obtenção da madeira que virará carvão.
Os incêndios no Pantanal, em 2020, destruíram mais de 25% do bioma.
O solo da Amazônia é pobre em nutrientes e o avanço da fronteira agrícola ( e até da pecuária) tem sido o grande responsável pelo desmatamento e alteração do solo na região.
Resp.: E
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre formação de voçorocas, da UFSCar
Organize seus Estudos
Caderno Espiral Melissa Pautado 17x24 Colmeia
Preço: R$48,99