(Unesp) No homem, a cada ejaculação são liberados milhões de espermatozoides, cada um deles carregando um lote haploide de 23 cromossomos.
Considerando-se apenas a segregação independente dos cromossomos na prófase I da meiose, podemos afirmar corretamente que, em termos estatísticos, no volume de um ejaculado estarão presentes até
A) 223 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide, uma vez que cada um deles carrega cromossomos de diferentes pares.
B) 223 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide na sua composição de alelos.
C) 232 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide, uma vez que cada um deles carrega cromossomos de diferentes pares.
D) 232 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles com apenas um dos homólogos de cada par.
E) 23×23 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide na sua composição de alelos.
RESOLUÇÃO:
Na meiose I, mais especificamente na metáfase I, os 46 cromossomos pareiam-se ao acaso na placa equatorial, o que permite a obtenção de 223 possibilidades diferentes de combinações – o que contribui muito para a variabilidade genética da espécie. Cada espermatozoide assim formado, terá 23 cromossomos, porém, os alelos que cada espermatozoide possuirá vai depender do lote cromossômico herdado.
Resp.: B
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre meiose, da UFSC 2016
– Confira resolução da questão sobre meiose, da Unig
– Questão resolvida sobre meiose, da UFMT