(Fema/2016) A renúncia à presidência da República por Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, precipitou o país em uma grave crise política. Os ministros militares e os setores políticos mais conservadores eram, então, contrários à posse do vice-presidente eleito, João Goulart. O desfecho e, em certa medida, a solução do ime político implicou
A) a aprovação pelo Congresso de uma emenda constitucional que estabelecia no Brasil o regime parlamentarista.
B) a reforma política que limitou o número de partidos a duas grandes agremiações, o Partido Social Democrático e a União Democrática Nacional.
C) a extinção dos sindicatos de trabalhadores que estivessem sob o controle de militantes do Partido Comunista
Brasileiro.
D) a cassação de parlamentares que fossem considerados coniventes com os movimentos de rebeldia nas forças
armadas.
E) a convocação de uma Assembleia Constituinte que deveria restabelecer o equilíbrio entre os três poderes republicanos.
RESOLUÇÃO:
A renúncia de Jânio Quadros em 1961 gerou uma crise política, pois os ministros militares e setores conservadores eram contrários à posse do vice-presidente João Goulart, identificado com setores mais progressistas. Para solucionar o ime, foi adotado um regime parlamentarista, com a aprovação de uma emenda constitucional, que limitava os poderes de Goulart como presidente.
A alternativa correta é a letra A, pois o regime parlamentarista foi uma saída negociada para permitir que João Goulart assumisse a presidência, enquanto um primeiro-ministro, escolhido pelo Congresso, ficava responsável por conduzir o governo.
Resp.: A
VEJA TAMBÉM:
– Resolução da questão envolvendo plebiscito de 1963, proposta pela Unesp.