Você sabia que existem Normas Regulamentadoras, conhecidas como NR, responsáveis por estabelecer requisitos, regras e instruções para manter a segurança no trabalho?
As NR são essenciais em qualquer ambiente e para todos os trabalhadores de diferentes segmentos.
No total são 36 normativos de segurança, todos foram estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e precisam ser seguidos corretamente para não colocar em risco a integridade física e a saúde dos funcionários.
Muitas das normas são importantíssimas para vários ambientes de trabalho.
A necessidade da NR para a segurança do trabalho surgiu devido a grande quantidade de acidentes recorrentes na indústria, os canteiros de obra, por exemplo, é um dos setores que mais registram acidentes.
Ficou interessado(a) em compreender detalhes sobre esse tema? Continue acompanhando esse material com bastante atenção e saiba mais informações sobre como os normativos ajudam na segurança dos trabalhadores.
Saiba quais são os normativos para manter a Segurança do Trabalho
Como já mencionado, no Brasil são 36 normativos responsáveis pela Segurança do Trabalho de diversos profissionais, cada NR é responsável por especificar questões sobre a proteção do trabalhador em seu ambiente de trabalho.
Saiba quais são os principais normativos.
NR 26: Sobre as sinalizações de segurança
A NR 26 é a responsável por definir os requisitos referentes aos sinais de segurança dentro do ambiente de trabalho, ou seja, essa norma irá orientar os trabalhadores sobre a sinalização no espaço.
É uma norma que evita acidentes, pois quando o profissional identifica a sinalização ele é capaz de entender o que está acontecendo por ali, quais são as indicações a serem seguidas.
NR 12: Para quem opera equipamentos e máquinas
Saber tudo sobre a nr 12 é primordial, principalmente quem trabalha com máquinas e equipamentos, já que esse normativo define quais são as regras para utilizar esses dispositivos.
Há importância nessa norma, pois ela evita diversos possíveis acidentes que podem ser causados no ambiente do trabalho.
É comum que essa NR disponibilize diversas informações, principalmente sobre o ciclo de vida de máquinas, desde como é o seu transporte, ando pelo seu processo de operação e instalação, até chegar na forma de manutenção.
NR 8: Define as regras sobre edificações
A NR 8 é importantíssima, pois é o normativo que vai definir quais são as regras sobre edificações, portanto vai listar requisitos que precisam ser avaliados para que haja segurança do trabalho para colaboradores em edificações.
É uma norma que vai falar como se proteger contra insolação e chuvas, por exemplo.
Não há dúvidas de que é importante dentro de alguns ambientes de trabalho.
NR 18: Dispõe as regras de medidas de segurança
Qualquer pessoa que deseja trabalhar com segurança do trabalho deve entender que a NR 18 é fundamental, pois é o normativo que irá definir diretrizes sobre as medidas de segurança.
Essa é uma norma de ordem istrativa e orienta sobre a organização, planejamento e o controle de qualquer sistema que irá promover a segurança dos funcionários.
Além de tudo isso, também aborda pontos diretos sobre tarefas fundamentais dentro do espaço de trabalho, como procedimentos e instruções.
Ou seja, é importantíssimo para que o trabalho não coloque em risco sua integridade física enquanto está realizando o seu trabalho.
NR 10: Segurança para realizar instalações e os serviços de eletricidade
Há muitas empresas que realizam serviços que envolvem eletricidade, certo? Há também o normativo que define regras para manter a segurança do trabalho de quem realiza essas atividades.
A grande exigência desta norma é que cada profissional que esteja fazendo tarefas que envolvem eletricidade realize treinamentos que sejam capazes de qualificá-los antes que o serviço seja realizado.
Esse curso disponibilizado precisa abordar todos os aspectos do trabalho que precisa ser feito, desde os riscos, como a forma de controle e por fim o que deve ser feito em caso de acidente.
NR 35: Para evitar qualquer tipo de queda
Também há a NR 35 cujo objetivo é apresentar normas para evitar quedas e manter a segurança do trabalho, logo, qualquer atividade executada acima de dois metros, precisa seguir o que esse normativo diz.
Esse é o normativo que evita os acidentes que envolvem quedas.
Algumas exigências previstas nesta NR são:
- Equipamento de proteção individual;
- Sistemas de ancoragem;
- Desenvolvimento de planejamento para organização;
- Capacitação e treinamento.
Seguramente, tudo o que é dito nesse normativo acaba possuindo extrema importância para quem trabalha em lugares altos.
NR 15: Referente às operações insalubres
Essa norma é bastante conhecida na construção civil e fala tudo sobre as atividades e operações que são consideradas insalubres, portanto, quem vai trabalhar com segurança do trabalho precisa conhecer os detalhes para não causar prejuízos.
Evite a negligência!
Entendeu como manter a segurança do trabalho com os normativos? É importante entender que as NR não são sugestões, entendê-las e aplicá-las no dia a dia é imprescindível.