O aguardado FGTS Digital, uma parceria entre Serpro, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Caixa Econômica Federal (CEF), está prestes a revolucionar o modo como as empresas lidam com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
FGTS Digital se prepara para lançamento!
Empresas, atenção: o complicado e demorado processo de recolhimento do FGTS está prestes a se tornar mais simples. A nova iniciativa prevê sua implementação oficial em janeiro de 2024.
Calendário de Testes:
A fase experimental do FGTS Digital inicia em 16 de agosto e tem conclusão prevista para novembro de 2023, sob a etiqueta “Produção Limitada”.
Nesta etapa, empregadores realizarão inscrições no Portal FGTS Digital usando as credenciais do Gov.br, preparando tudo para o lançamento oficial.
O Que Mudará com o FGTS Digital?
A modernização chega com a integração ao eSocial. As empresas poderão compartilhar automaticamente suas folhas de pagamento, acelerando os processos e minimizando falhas. A grande revolução? Automatização do envio de informações! O envio das folhas de pagamento ao eSocial e a consequente transmissão para o FGTS Digital tornará o recolhimento do fundo mais eficiente e exato.
Serviços Disponíveis pelo FGTS Digital:
O novo portal busca não apenas simplificar, mas também ampliar a transparência e garantir os direitos dos colaboradores. Com base no eSocial, os débitos serão associados ao F do trabalhador, certificando o correto recolhimento mensal. Algumas funcionalidades incluem:
-
- Geração de guias ágeis e customizadas.
- Consulta de históricos de pagamentos.
- Detalhamento de extratos de pagamento.
- Verificação de pendências financeiras.
- Pagamento de multas com base em todo o período laboral.