Os candidatos estão em contagem regressiva para o Enem 2021, cujas versões impressa e digital do exame serão aplicadas, nos dias 21 e 28 de novembro para 3.109.762 inscritos. O candidato deverá observar o que levar no dia das provas e os motivos que geram eliminação do participante.
Segunda Aplicação Enem 2021
De acordo com o INEP, os participantes isentos que não compareceram ao Enem 2020 e que tiveram nova oportunidade de se inscrever para a edição 2021, no período de 14 a 26 de setembro, farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. A aplicação será nas mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).
Estrutura das provas do Enem
O Enem é realizado em dois dias de aplicação, sendo composto por quatro provas objetivas. Ao todo, são 180 questões, sendo 45 de cada área do conhecimento —ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, e linguagens, códigos e suas tecnologias — e uma redação.
- Consulte o cartão com os locais de prova do Enem 2021
-
Documentos válidos para o dia das provas
- Quando os gabaritos do Enem 2021 serão divulgados?
A redação do Enem será uma importante etapa da prova nacional; além de servir de critério de desempate para o Prouni e Fies.
Como é a redação do Enem?
De acordo com as regras, o candidato deverá redigir um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas; desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deverá fazer uma reflexão escrita sobre tema de ordem política, social ou cultural.
Na redação do Enem, o candidato defenderá uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto; apoiada em argumentos consistentes, estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual.
Exemplos de Redação nota 1000
De acordo com o Inep, os textos “nota mil” contam com as características abaixo relacionadas:
- Possuem uma proposta de intervenção para o problema apresentado no tema;
- Têm repertório sociocultural produtivo no desenvolvimento da argumentação do texto;
- Respeitam os direitos humanos;
- Apresentam as características textuais fundamentais, como coesão e coerência;
- Demonstram domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
atendem ao tipo textual dissertativo-argumentativo.
Confira abaixo as redações nota mil e os comentários dos especialistas do Inep:
Motivos para zerar a redação do Enem
De acordo com a Cartilha do MEC, os motivos para zerar a redação do Enem são:
- Se a redação não atender à proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
- Se o candidato entregar a folha de redação sem texto escrito ou que não e de sete linhas;
- Se o texto tiver Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como desrespeito aos direitos humanos, não serão itidos;
- Fuga ao tema proposto;
- Cópias dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.