As Instituições públicas do estado do Ceará terão 10.858 vagas ofertadas para o Sisu 2020, que seleciona estudantes pelas notas do Enem 2019.
Sisu 2020: Universidades e Instituto do Ceará
Serão quatro Instituições cearenses, que juntas terão 10.858 vagas, sendo que a UFC e a UFCA oferecem vagas para o curso de Medicina. Veja abaixo os cursos e distribuição de vagas, conforme termo de adesão:
Sisu 2020: Bônus Regional
Algumas instituições participantes do Sisu adotam o bônus regional, ou seja acréscimo de 10 a 20% na nota final do Enem, para estudantes das escolas públicas da região, onde a Instituição é sediada. Os critérios são especificados no termo de adesão ao MEC.
Quando o candidato se inscreve para curso que tenha bônus regional, adotado pela instituição; o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição. É então gerada uma nova nota, a ser apresentada ao candidato. Tais informações podem ser conferidas no termo de adesão da Instituição com o MEC.
Sisu 2020 Inscrição
A inscrição para o Sisu 2020 será disponibilizada no site do MEC, no período de 21 a 24 de janeiro de 2020, após a divulgação do Resultado do Enem 2019, previsto para 17 de janeiro de 2020.
A inscrição será realizada pelo F do candidato e com a última senha cadastrada no site do Enem. Veja como recuperar a senha do Enem.
Poderá ser inscrever no Sisu 2020:
- O estudante que realizou o Enem 2019,
- O candidato que não zerou a Redação;
- Que não seja aluno treineiro, ou seja, o candidato que ainda está cursando o Ensino Médio.
Há pesos diferentes nas notas do Enem para o Sisu 2020
As Universidades e Institutos poderão ainda determinar pesos diferentes nas notas do Enem 2019, para cada curso de graduação oferecido.
Por exemplo, o curso de física poderá dar mais peso à nota de Ciências da Natureza. O curso de medicina poderá exigir média mínima igual ou maior que 560 pontos e nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 400 pontos. Tais critérios são especificados no termo de adesão com o MEC.