(UECE/2025-2) Para Ianni (2011), a Sociologia nasce e se desenvolve com o mundo moderno refletindo as suas principais épocas e transformações. Essa ciência do social surge como a crônica da modernidade e desvenda seus dilemas fundamentais, contribuindo para identificar, explicar e compreender as mudanças sociais que resultaram, por exemplo, nas diferenciações entre as sociedades tradicionais e as dos tempos modernos. As sociedades prémodernas eram centradas e constituídas na economia campesina, no predomínio do pensamento religioso e com ênfase na vida comunitária, e não nos indivíduos, propriamente. As sociedades modernas, de outro modo, surgem com o advento da economia capitalista-industrial, a urbanização das cidades, o predomínio do pensamento burocrático-científico e a ênfase na individualização da vida em sociedade.
IANNI, Octavio. A sociologia e o mundo moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
A) O mundo moderno apenas pôde ser explicado pelo surgimento da Sociologia, que é a ciência social responsável por sua narração e por denunciar contradições.
B) A falsa oposição entre sociedades tradicionais e sociedades modernas é uma invenção sociológica que estabelece diferenças ideais, teóricas e conceituais.
C) Tradição e modernidade são temas do pensamento sociológico que está no surgimento da própria Sociologia que testemunha um mundo em transformação.
D) A predominância da consciência individual é própria das sociedades pré-modernas, enquanto a consciência coletiva se fortalece com o mundo moderno.
RESOLUÇÃO:
A alternativa C mostra exatamente o que o trecho apresentado no enunciado apresenta: a Sociologia nasce ao testemunhar e interpretar as transformações sociais do mundo moderno, envolvendo os temas da tradição e da modernidade.
Resp.: C