USP 2018 reserva vagas pela política de cotas, para a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); que decidiu reservar 30% de suas vagas para novos alunos em 2018 por meio do SISU e, pela primeira vez seguirá a política de cotas.
USP 2018 reserva vagas pela política de cotas
Das vagas para alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 10% serão para alunos de escola pública e 20% reservadas para auto declarados pretos, pardos e indígenas.
A possibilidade de usar as notas do Enem para ingressar na USP foi adotada em 2015. A decisão de aderir ou não ao Sisu é feita em cada unidade da Universidade. No primeiro ano, o total de vagas via Sisu representou 13,5% do total de vagas nos cursos de graduação.
A Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (FDUSP), em 2016 a unidade aderiu ao Sisu, mas havia reservado 20% das suas vagas exclusivamente para alunos de escolas públicas. Atualmente a FDUSP possui 460 vagas, sendo 225 destinadas ao período diurno e 235 no noturno.
USP e Enem
Na primeira edição do Sisu, dos 143 cursos de graduação da USP, 85 decidiram aderir ao Enem parcialmente, e 58 decidiram manter 100% das vagas no processo seletivo da Fuvest.
Após sua primeira participação no Sisu, em 2015, terminar sem alunos selecionados em 11 cursos, fez com que a universidade diminuísse algumas das notas mínimas exigidas no Enem 2016. O MEC classificou as notas exigidas como muito elevadas. Por causa da ociosidade, cursos que exigiram 700 pontos no Enem 2015 derrubaram a nota para 500 pontos.
Dicas de Estudo Enem e e Vestibulares:
–Dicas de Estudo para Biologia;
–Dicas de Estudo para Química;
–Dicas de Estudo para Matemática;
–Como se dar bem na Redação do Enem
–Dicas para a Redação do Enem: clareza
–Dicas para a Redação do Enem: coesão
–Dicas para a Redação do Enem: concisão
–Importância da correção gramatical
–Importância da formalidade e uniformidade
e Provas de outras edições do Enem para revisar seus estudos e garantir uma boa nota no Exame.