A Caixa Econômica Federal iniciou a liberação do saque de até R$ 1 mil referetne às contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores nascidos em janeiro, no dia 20 de abril. O dinheiro foi depositado, por meio de conta poupança digital, que é usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.
Nascidos em abril
No dia 11 de maio, será a vez dos trabalhadores nascidos em abril poderem realizar o saque do fundo. Depois, o crédito continuará a ser feito no dia 14 de maio, quando o dinheiro cairá na conta dos nascidos em maio, e assim por diante.
De acordo com as regras, o saque terá limite de R$ 1.000 por pessoa, independentemente da quantidade de contas com saldo disponível, além de abranger não só quem possui contrato de trabalho ativo como também desempregados e empregadas domésticas, cujo recolhimento se tornou obrigatório em 2015.
Ainda de acordo com a Caixa, para receber o FGTS extraordinário não será preciso fazer nenhum tipo de solicitação em primeiro momento. Se estiver apto ao saque, a Caixa irá depositar o valor ao que o trabalhador tem direito em conta poupança digital no Caixa Tem na data prevista em calendário.
De acordo com as regras, os trabalhadores que possuem mais de uma conta vinculada ao Fundo de Garantia e com saldo disponível poderão ver pelo aplicativo do FGTS de onde o valor está sendo retirado.
Movimentação dos valores
Os valores só podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados. O Caixa Tem também permite o saque em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros.
Movimentação dos valores
Após o crédito dos valores na conta poupança social digital, já será possível;
- Pagar boletos e contas ou utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos, por meio do aplicativo.
- O valor pode ser transferido ainda para outras contas bancárias da Caixa ou de outro banco.
- É possível ainda realizar transações por meio do Pix,
- efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.
Calendário do FGTS extraordinário irá até junho
Os depósitos que foram iniciados no dia 20 de abril abrangem 3,9 milhões de pessoas nascidas em janeiro vão se repetir duas vezes a cada semana. De acordo com o Banco, o calendário do saque FGTS prevê a liberação dos valores às quartas-feiras e aos sábados, sempre obedecendo a ordem de nascimento dos beneficiados.
Novo site do FGTS extraordinário para consulta pelo F
A Caixa liberou novo site para consulta dos valores disponíveis para saque do FGTS, e oferece dois canais para consultar informações sobre o Fundo de Garantia: o aplicativo do FGTS e o site fgts.caixa.gov.br. A consulta dos valores foi liberada em 08 de abril para os trabalhadores.
Como pedir o saque?
De acordo com as regras, o trabalhador não precisará solicitar o saque, pois o dinheiro vai ser disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador no Caixa Tem.
Se o beneficiário não tiver uma conta no Caixa Tem, a Caixa Econômica Federal abrirá uma conta em nome do trabalhador automaticamente.
Calendário do saque emergencial do FGTS
O calendário do Saque Extraordinário foi divulgado pela Caixa Econômica Federal e definido, de acordo com o mês de aniversário de cada trabalhador, sendo assim, os primeiros a receberem serão os nascidos no mês de janeiro. Veja abaixo a organização das datas:
- Nascidos em janeiro: 20 de abril;
- Nascidos em fevereiro: 30 abril;
- Nascidos em março: 04 de maio;
- Nascidos em abril: 11 de maio;
- Nascidos em maio: 14 de maio;
- Nascidos em junho: 18 de maio;
- Nascidos em julho: 21 de maio;
- Nascidos em agosto: 25 de maio;
- Nascidos em setembro: 28 de maio;
- Nascidos em outubro: 1º de junho;
- Nascidos em novembro: 08 de junho;
- Nascidos em dezembro: 15 de junho.