O Microempreendedor, que é um profissional liberal ou autônomo, geralmente necessita de um incentivo financeiro para alavancar seu negócio.
Com a chegada da pandemia da Covid-19, os empreendedores tiveram muito prejuízo, sendo que somente em 2020, 522 mil (34,9%) empresas encerraram suas atividades, dentre elas, 518,4 mil eram de pequeno porte.
MEI “Benefício extraordinário”
Com objetivo de amenizar os efeitos da pandemia na vida dos empreendedores, será disponibilizado um “benefício extraordinário”.
MEIs e Simples Nacional terão o ao ‘benefício’, que em 2020 ajudou centenas de profissionais a manterem seus empreendimentos funcionando e a faturar mais em um momento tão delicado.
O benefício será liberado novamente no dia 9 de julho, cuja solicitação será via site do governo. Após efetuar o preenchimento dos dados, você receberá todas as informações referentes aos próximos os.
MEI
MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, cuja categoria de empresa foi criada em 2009 pela Lei Complementar nº 128, com o objetivo de tirar da informalidade profissionais autônomos e pequenos empreendedores no Brasil.
Para se enquadrar como MEI, o empreendedor precisa se enquadrar em alguns critérios, sendo um deles o limite de faturamento. Atualmente, só pode ser MEI quem faturar até R$ 81 mil por ano — uma média de R$ 6.750 por mês.
Veja como se torna MEI
Veja abaixo os os a serem seguidos:
- e o Portal do Empreendedor.
- Clique em “Quero ser MEI” e, em seguida, em “Formalize-se”.
- Crie uma conta “gov.br” ou e com o seu F, caso já tenha
- Siga as instruções da tela. Nessa etapa, serão solicitados os seus dados pessoais, tais como número de RG e F, número da declaração do Imposto de Renda, endereço residencial e telefone de contato.
- Defina as atividades que serão exercidas, o nome fantasia da sua empresa e informe o local de onde irá trabalhar, por exemplo, de casa, via internet, em um endereço comercial etc.
- Confira todos os dados informados, preencha as declarações solicitadas e finalize a sua inscrição.
Vantagens de Ser MEI
- Ter um CNPJ com custos menores;
- Abrir uma conta jurídica;
- Poderá emitir nota fiscal;
- A taxa de tributos tem um custo mensal fixo – é o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional);
- o a serviços bancários como crédito;
- o gratuito ao apoio técnico do SEBRAE;
- Garantia de aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e, ainda, pensão familiar em caso de morte.
Eu tenho direito a receber auxílio Brasil