A Receita Federal abrirá em breve, nova consulta referente à restituição ao Imposto de Renda Pessoa Física de 2022.
De acordo com as regras, terão direito a receber a restituição aqueles que, ao fazerem a declaração, demonstraram que pagaram mais impostos do que o necessário ao longo de 2021, e, por isso recebem o dinheiro de volta.
Como é organizado o calendário de restituição?
De uma forma geral, cada um dos pagamentos é realizado a uma parcela de pessoas, que têm prioridade para receber a restituição (grupo prioritário), e outra parte do dinheiro é paga conforme a data em que a declaração foi entregue. Dessa forma, aqueles que entregaram primeiro tendem a receber a restituição primeiro também.
- Veja como conta .gov pode de ajudar na declaração
- Deduções que poderão ser informação na Declaração de Imposto de Renda 2022
Em 2022, o calendário teve início no fim de maio e seguirá até o fim de setembro. Os pagamentos costumam ser liberados no último dia útil de cada mês, sendo que dessa forma, o próximo pagamento – referente ao 3º lote – está previsto para o dia 29 de julho.
Como fazer a consulta?
A consulta ao referido lote foi liberada em 23 de junho, sendo que o contribuinte pôde usar variados canais de atendimento tais como o site da Receita Federal, o aplicativo Meu Imposto de Renda ou o Portal e-Cac. Veja abaixo como realizar a consulta:
Por meio do site da Receita Federal:
- e o site da Receita Federal;
- Informe o F, data de nascimento e clique no botão “Consultar”;
- Uma página será aberta com a situação da sua restituição.
Por meio do Portal e-Cac:
- e o Portal e-CAC e clique em “Entrar com gov.br”;
- Na página seguinte, informe o F e vá em “Continuar”;
- Digite a senha e vá em “Entrar”;
- Em “Serviços em destaque”, e “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.
Verifique pendências
De acordo com a RF, um problema bastante comum é a ocorrência de pendências na declaração, o que pode atrasar o pagamento da restituição; ou seja, o cidadão até entregou a declaração em março, por exemplo, o que lhe daria direito a receber nos primeiros lotes, porém, ao verificar o documento, a Receita encontrou dados não compatíveis que ainda não foram corrigidos pelo cidadão.
Dessa forma, será interessante verificar eventuais pendências. Tal verificação pode ser feita por meio da página da RF, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Se houver uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes de pagamento da restituição.