Estudantes universitários e profissionais vinculados a instituições de ensino superior no Brasil já podem se preparar para participar do Prêmio Santander X Brazil Award University 2025. Promovido pelo Banco Santander (Brasil) S.A., o edital tem como principal objetivo fomentar a cultura empreendedora e inovadora entre jovens acadêmicos.
A iniciativa irá selecionar 10 projetos universitários que arão por um programa de mentoria e capacitação técnica em parceria com a aceleradora Distrito. Posteriormente, três desses projetos serão escolhidos para receber um incentivo financeiro de R$ 10 mil cada e disputar uma vaga no Santander X Global Award.
Quem pode participar do prêmio?
A participação está aberta a pessoas físicas com mais de 18 anos, vinculadas a universidades brasileiras. É necessário formar grupos para desenvolver ou apresentar o projeto. Contudo, funcionários do Grupo Santander Brasil não estão aptos a participar da seleção.
Um dos critérios recomendados é que pelo menos um membro da equipe tenha nível intermediário ou avançado de inglês, especialmente em escrita e comunicação. Isso se deve à possibilidade de participação futura em etapas internacionais do programa.
Requisitos dos projetos e processo de inscrição
O projeto submetido deve estar dentro da temática de empreendedorismo universitário e apresentar um MVP (Produto Mínimo Viável), ou seja, um protótipo funcional que permita validar a solução junto ao mercado.
Cada grupo pode inscrever apenas um projeto entre os dias 12 de maio e 27 de julho de 2025, por meio da plataforma oficial do Santander X: https://app.santanderx.com/calls/santanderx-brazil-award-university-2025.
Etapas do programa de aceleração
A primeira etapa do processo inclui a inscrição e o envio de um pitch em português apresentando a solução proposta. Para avançar, os participantes precisam concluir o curso de aceleração online, oferecido gratuitamente pela Distrito Academy, com o a partir de 13 de junho de 2025 e prazo final até 3 de agosto de 2025.
Essa formação online de 10 horas inclui temas como prototipagem, validação de mercado e uso de inteligência artificial para a criação de MVPs. Além disso, os inscritos têm o a uma base com mais de 500 relatórios de tendências tecnológicas e a um marketplace com benefícios de mais de 50 parceiros.
Critérios de avaliação e seleção para a mentoria
Após a conclusão da aceleração, uma banca avaliadora selecionará os 10 melhores projetos com base nos seguintes critérios:
- Potencial de impacto (30%)
- Qualidade da inovação (20%)
- Viabilidade técnica e financeira (15%)
- Entendimento da causa (15%)
- Vantagem competitiva (10%)
- Estrutura da equipe (10%)
Os selecionados serão informados por e-mail até 18 de agosto de 2025 e, então, terão o ao programa de mentoria entre os dias 19 de agosto e 20 de outubro de 2025.
Mentorias e benefícios adicionais
Durante essa fase, cada grupo participará de sessões práticas de mentoria com duração total de seis horas, sendo três individuais e três coletivas. O foco será lapidar as ideias, fortalecer a proposta de valor e preparar os projetos para a próxima etapa.
Além disso, os projetos terão o a mais de 80 eventos do ecossistema de inovação, criando oportunidades de networking com investidores, empresas e outras startups.
Etapa final e premiação dos projetos
No Pitch Day, entre 3 e 5 de novembro de 2025, os grupos apresentarão seus projetos novamente para a banca avaliadora. Os três melhores serão premiados com R$ 10.000,00 cada e convidados a representar o Brasil no Santander X Global Award.
Os recursos serão depositados diretamente em contas correntes do Banco Santander em nome do responsável pela inscrição. Caso o participante ainda não tenha conta, será necessário abri-la para garantir o recebimento da premiação. Para projetos registrados como empresas, o valor poderá ser pago a um dos sócios mediante carta assinada com firma reconhecida pelos demais.
Compromissos e regras do edital
Todos os participantes devem concordar com as condições do edital, autorizando o uso de sua imagem, nome e voz para divulgação dos resultados em diversos meios de comunicação por até 12 meses após a seleção dos finalistas.
O projeto inscrito deve ser de autoria original do grupo participante. Cópias parciais ou integrais de soluções existentes levarão à desclassificação imediata. Além disso, os participantes se comprometem a manter conduta ética durante todo o processo.
As dúvidas sobre o curso de aceleração devem ser encaminhadas ao e-mail [email protected]. O edital completo pode ser ado diretamente neste link.