Isenção da taxa de inscrição Enem 2018 para os alunos que necessitem solicitar tal benefício; referente à próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio.
Isenção da taxa de inscrição Enem 2018
Conforme informações do MEC, os participantes com direito à isenção que faltaram ao Enem 2017 deverão justificar a ausência para garantir a manutenção da isenção no Enem 2018.
Outra novidade é que a solicitação de isenção também deixa de ser feita durante a inscrição, ando a ser realizada com antecedência.
Período para solicitar Isenção da taxa Enem 2018
O período de solicitação de isenção Enem 2018 e de justificativa da ausência no Enem 2017 será de 2 a 11 de abril, pela Página do Participante.
Cronograma Enem 2018
-Solicitação de isenção da taxa de inscrição 2 a 11/04/2018;
-Justificativa de ausência no Enem 2017 2 a 11/04/2018;
-Inscrições 7 a 18/05/2018;
-Pagamento da taxa de inscrição 7 a 23/05/2018;
-Solicitação de Atendimento pelo Nome Social 28/05 a 3/06/2018.
-Aplicação 4/11/2018 e 11/11/2018.
Enem – Para que servem as notas do Exame?
Conforme edital do Exame, as notas do Enem são utilizadas para várias finalidades, como especificadas abaixo:
1-Bolsa de Estudos ProUni – Programa Universidade para Todos
As notas do Enem servem para entrar no Programa Universidade para Todos (ProUni), uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares para quem ainda não tem um diploma de nível superior.
O ProUni acontece duas vezes ao ano, no início do primeiro e segundo semestres. Para se inscrever, é obrigatório terrealizado o Enem no ano anterior e ter um bom desempenho no Exame com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.
Quanto maior a nota do Enem, maiores são as chances de conseguir uma bolsa em faculdade particular pelo ProUni. O processo seletivo classifica os candidatos exclusivamente pela nota do Enem, preenchendo as vagas com aqueles candidatos que obtiveram as maiores notas no Exame e concorrem a uma vaga no mesmo curso e faculdade.
2- Sisu, Sistema de Seleção Unificada
As notas do Enem servem também para participar do Sistema de Seleção Unificada, um programa do Governo Federal que classifica candidatos a uma vaga em universidades públicas utilizando somente a nota do Enem, sem a necessidade de fazer o Vestibular Tradicional.
O Sisu acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestres. Não tem limite de renda para participar, mas o candidato precisa ter feito o Enem no ano imediatamente anterior e não pode ter zerado na redação. As universidades participantes podem determinar notas mínimas para ingresso em seus cursos de graduação.
As inscrições para o Sisu são gratuitas e são realizadas exclusivamente na página do MEC.
3-Financiamento Estudantil – FIES
O FIES é um financiamento do Governo Federal que auxilia no custeio de um curso de graduação na faculdade de iniciativa privada. O Fies ou por várias reformulações para 2018.
Para se inscrever no FIES é obrigatório também cumprir o requisito de renda familiar, além de participar do Enem e obter nota igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação.
Outras finalidades das notas do Enem
Complemento do Vestibular
Algumas universidades, principalmente públicas, utilizam as notas do Enem para complementar a nota do Vestibular.
As regras e critérios de seleção variam bastante entre as instituições. De maneira geral, se o candidato for bem no Enem pode usar essa nota junto com o Vestibular Tradicional para melhorar sua pontuação e; assim, aumentar suas chances de conseguir uma vaga no curso dos seus sonhos.
Substituição ao Vestibular
Em alguns vestibulares, a nota do Enem pode substituir completamente as provas do Vestibular. Basta apresentar seu desempenho e, caso ele esteja dentro dos critérios exigidos pela universidade, é só efetivar a matrícula.
Tal substituição acontece frequentemente em faculdades privadas e as notas mínimas variam de acordo com a instituição.