O MEC divulgou o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) referente ao segundo semestre de 2019; e o cronograma da seleção para estudantes que queiram financiar sua graduação.
Cronograma Fies 2019-2
- Inscrição: 25 de junho a 1º de julho de 2019;
- Resultado: 9 de julho de 2019;
- Pré-seleção: 15 de julho a 23 de agosto de 2019
Inscrição Fies 2019-2
As inscrições ao processo seletivo deverão ser feitas no período de 25 de junho até as 23h59 do dia 1º de julho; exclusivamente pela internet, na página do Fies.
- o seu número de registro no Cadastro de Pessoa Física – F;
- a sua data de nascimento, consoante consta do F;
- correio eletrônico (e-mail) pessoal válido;
Resultado
O resultado da pré-seleção na modalidade Fies ou na P-Fies será divulgado em 9 de julho de 2019. No primeiro caso, o resultado será constituído de chamada única e de lista de espera. Já o P-Fies terá apenas a primeira chamada.
Quem poderá concorrer?
Em ambos os casos, para concorrer a uma vaga, é necessário que o candidato tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010; com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota acima de zero na redação.
Quem poderá solicitar o Fies?
Para obter o financiamento, o interessado deve possuir renda familiar mensal bruta per capta de, no máximo, três salários mínimos por membro; além de estar matriculado em um curso superior cadastrado no programa e que seja reconhecido pelo Ministério da Educação.
Os candidatos inadimplentes com o programa ou que já tenham sido contemplados anteriormente não podem participar.
Lista de espera
Os candidatos que não forem pré-selecionados na modalidade Fies na chamada única, constarão na lista de espera a ser utilizada para fins de preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.
Pré-Seleção
A pré-seleção dos participantes da lista de espera ocorrerá no período de 15 de julho a 23 de agosto de 2019.
Fies e P-Fies
O Programa do MEC é direcionado a estudantes universitários de baixa renda; o Fies foi criado para financiar cursos presenciais em instituições particulares de educação superior.
A renda mensal familiar per capta é a soma total da renda bruta no mês de todos aqueles que compõem a família, dividida pelo número de seus integrantes.
No caso do Fies, os juros do financiamento são de zero por cento. O P-Fies, em contrapartida; possui juros variáveis e está voltado a pessoas com renda mensal familiar per capta de até cinco salários mínimos.
Fies
O Fies é um programa do MEC, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento com juros zero a estudantes em cursos superiores não gratuitos; com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo ministério e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas vinculadas ao programa.
O P-Fies é idêntico ao Fies, com exceção das condições de concessão do financiamento, que serão definidas entre o agente financeiro operador do crédito (banco).