A Caixa Econômica Federal – CEF informou que a partir desta sexta-feira, dia 12 de março, os brasileiros que tenham uma conta no banco digital do aplicativo Caixa Tem, vão ter que atualizar os seus cadastros. Inclusive, essa vai ser uma ação obrigatória que o próprio aplicativo vai exigir dos seus usuários.
E de acordo com a própria instituição pública financeira, essa medida de atualização cadastral tem como objetivo evitar a ocorrência de golpes e fraudes que podem acontecer durante o pagamento das novas parcelas do Auxílio Emergencial neste ano de 2021, assim que a nova PEC Emergencial terminar o seu ciclo de tramitação no Congresso Nacional na direção da sua aprovação.
Portanto, não tem para onde fugir. Todos os usuários do aplicativo Caixa Tem vão precisar cumprir com este processo de atualização dos dados que compõem o seu cadastro na plataforma digital do banco. Não é opcional.
Atualização Cadastral no Caixa Tem – Documentação Necessária
A atualização de cadastros no aplicativo Caixa Tem consiste na inclusão de informações, como os anexos do documento pessoal de identidade – RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação) – comprovante de residência (como uma conta de energia ou de água, por exemplo) e uma foto do tipo “selfie” segurando, em mãos, o seu documento de identificação.
São esses os procedimentos necessários para que um usuário consiga atualizar o seu cadastro no aplicativo Caixa Tem.
Na verdade, estes processos que foram citados anteriormente são comuns para a maior parte dos aplicativos bancários em que a pessoa se dispõe a criar uma conta, pois se trata de procedimentos de segurança que ajudam a garantir que a criação do cadastro não faz parte de uma fraude onde um terceiro está criando uma conta em nome de outra pessoa. É justamente para evitar esse tipo de situação que esse tipo de processo foi criado e implementado no ambiente digital que nos cerca atualmente.
Entendendo a chamada Regra do F
A renovação do cadastro no aplicativo Caixa Tem vai estar disponível para todos os usuários a partir desta sexta-feira, dia 12 de março de 2021. Mas a verdade é que alguns grupos específicos de usuários já podem começar a fazer as suas atualizações de forma instantânea.
Por exemplo, as pessoas que tiverem o número do F (Cadastro da Pessoa Física) terminado em 00 até 39 (ou seja, Fs terminados em 00, 01, 02, 03, … 37, 38, 39) já tiveram a chance de começarem a atualizar os seus cadastros desde a última terça-feira do dia 9 de março de 2021. E para fazer esta atualização, estes usuários só precisam ar o ícone “Cliente Top” dentro do aplicativo Caixa Tem. É nesta seção que a atualização dos dados poderá ser feita.
A partir da última quarta-feira do dia 10 de março de 2021, os usuários cujo F é terminado em 00 e 59 já puderam incluir as novas informações cadastrais em suas contas do Caixa Tem. E a partir da quinta-feira do dia 11 de março, as documentações que são terminadas com a numeração final entre 00 e 79 começaram a poder ser incluídas.
Caixa Tem – Por que atualizar os dados agora?
Conforme já foi explicitado anteriormente, a atualização de cadastros dos usuários no aplicativo Caixa Tem possui uma motivação que está diretamente relacionada com a segurança da plataforma. Afinal, é preciso adotar medidas que contribuam para a diminuição da possibilidade de ocorrer golpes e fraudes. Inclusive, a exigência da atualização cadastral no Caixa Tem pode começar a ser feita de tempos em tempos daqui em diante.
Nesse sentido, o aplicativo vai notificar diretamente o usuário, durante o uso do aplicativo, que ele precisa atualizar os seus dados para continuar usando a plataforma digital do Caixa Tem. E que se ele assim não o fizer, pode ser que algumas funcionalidades não estejam mais disponíveis a longo prazo.
Em resumo, a atualização de cadastros no aplicativo Caixa Tem é um procedimento puramente de segurança e que vai proteger, principalmente, os usuários. Afinal, quando um golpe ou uma fraude acontece, é o beneficiário quem é diretamente atingido, sendo, por vezes, impedido de ter o aos benefícios sociais a que ele tem direito. Portanto, todos os usuários do Caixa Tem também precisam se proteger contra isso, e uma das recomendações é a de fazer a atualização cadastral do aplicativo o quanto antes for possível.
Cartão de Crédito Sem Anuidade
Muitos trabalhadores estão procurando cortar gastos. E uma das formas de economizar é utilizar um cartão de crédito fornecido por algum banco que não cobre taxa mensal para uso. Veja uma sugestão abaixo:
Santander Free
Acumulando R$100 em compras com o Cartão Free Santander na função crédito em cada fatura, você fica livre da anuidade. Saiba quais são os benefícios desse cartão:
- Cartão Internacional: O cartão Santander, graças à sua bandeira Mastercard® é aceito na maioria das maquininhas pelo mundo e em compras online.
- Programa Esfera: Ganhe 1 ponto Esfera a cada R$ 5,00 gastos no cartão. Troque seus pontos por descontos especiais em shopping, restaurantes, viagens e muito mais.
- Cartões Adicionais Grátis: Você pode solicitar até 5 cartões extras, com limite do cartão titular compartilhado com os demais.
- Cartão sem conta no Banco: Para você que não é correntista do Santander, saiba que é possível solicitar um cartão. Ah, e se ficou interessado, basta clicar aqui para pedir o seu.
Ficou interessado? Leia mais sobre o Cartão Santander Free.