O IF Sudeste MG oferecerá 3.241 vagas distribuídas entre cursos técnicos, de pós-técnico, de graduação e de pós-graduação, por meio do Processo Seletivo 2021.
Vagas oferecidas
De acordo com o Instituto, do total de vagas oferecidas:
- 2.092 vagas são para cursos técnicos; nas modalidades integrado, concomitante e/ou subsequente; nos campi Barbacena, Avançado Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Avançado Ubá.
- Para cursos de graduação, há 993 vagas nos campi Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei.
- Para o curso pós-técnico, são 25 vagas no Campus São João del-Rei.
- Há ainda 131 vagas para o cursos de pós-graduação, nos campi Barbacena, Manhuaçu, Rio Pomba e São João del-Rei.
Inscrições
As inscrições serão realizadas de 18 de janeiro a 21 de fevereiro de 2021 e serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do site http://copese.ifsudestemg.edu.br, na ÁREA DO CANDIDATO. Não haverá cobrança de taxa para realização da inscrição.
O candidato precisará do F ou protocolo provisório; documento de identificação com foto: RG, CNH, Carteira de Trabalho ou aporte; e e-mail. O candidato não poderá realizar sua inscrição utilizando o F e/ou outros documentos oficiais de identidade de terceiros, sob pena de ser eliminado do processo.
De acordo com o Instituto, as inscrições serão virtuais, no entanto, cada campus informará, através do site, no dia 15 de janeiro, se haverá exceção à regra geral, com atendimento presencial e, em caso positivo, divulgará os procedimentos a serem observados para a viabilização de tal atendimento.
Seleção de Candidatos
CURSOS TÉCNICOS
O Processo Seletivo será classificatório, sem nota de corte.
- Para os cursos técnicos, a seleção se dará por meio de análise documental do desempenho escolar em Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia.
- Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, serão consideradas as notas do 8º ano de escolaridade (equivalente à antiga 7ª série); já para os técnicos concomitantes ou subsequentes, serão consideradas as notas do 9º ano de escolaridade (equivalente à antiga 8ª série).
- O candidato deverá, no ato da inscrição, inserir todas as notas solicitadas, que devem constar no Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou Declaração do candidato informadas no ato da inscrição. Assim o sistema calculará automaticamente a média a partir das notas lançadas. Para efeito de classificação, as notas/conceitos constantes no Histórico Escolar ou documento equivalente, deverão ser convertidas para peso 100 (cem), com uma casa decimal. A média será a soma das notas lançadas em Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia dividida por 4.
CURSO PÓS-TÉCNICO E ESPECIALIZAÇÃO
- A seleção para as vagas do curso de especialização pós-técnica será realizada por meio de análise documental do desempenho escolar e para fins de classificação serão consideradas as notas/conceitos nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Português, Matemática, História e Geografia. O candidato deverá, no ato da inscrição, inserir todas as notas do 9º ano de escolaridade (equivalente à antiga 8a série) e documento comprovante de conclusão do curso técnico.
- As notas inseridas devem constar no Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou Declaração do candidato informadas no ato da inscrição. Assim o sistema calculará automaticamente a média para cada candidato a partir das notas lançadas.
CURSOS DE GRADUAÇÃO
- Para participar do processo seletivo para ingresso no primeiro semestre de 2021 nos cursos de Graduação, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula.
- Não será permitido o ingresso e início dos estudos de candidatos que estejam com qualquer pendência em componentes curriculares do Ensino Médio. O candidato deverá ter realizado a(s) prova(s) do Enem em pelo menos um dos seguintes anos: 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019, sem ter obtido nota zero em nenhuma das provas do exame, incluindo a redação.
Resultados
De acordo com o Instituto, a classificação provisória será divulgada no dia dia 15 de março de 2021, no site da Copese.
A interposição de recurso contra a classificação provisória ocorrerá pelo preenchimento de formulário próprio, disponibilizado na ÁREA DO CANDIDATO, nos dias 17 e 18 de março de 2021. O resultado dos recursos contra a classificação provisória será divulgado no dia 22 de março. Dessa decisão, não caberá novo recurso.
Ainda de acordo com o Instituto, a classificação final será divulgada por grupo de concorrência, em ordem decrescente das notas a partir no dia 22 de março de 2021.
Demais informações podem ser conferidas nos editais disponíveis no site do Instituto.