Novo parasita causa morte em Sergipe com caso similar à leishmaniose
(Acafe/2020) Pesquisadores identificaram em pacientes atendidos no Hospital Universitário de Sergipe, em Aracaju, uma nova espécie de parasita capaz de causar uma doença semelhante à leishmaniose visceral, porém refratária aos tratamentos disponíveis. Os dados da análise filogenômica indicam que o protozoário recém-descoberto não pertence ao gênero Leishmania.
Fonte: Revista Exame, 01/10/2019. Disponível em: https://exame.abril.com.br (adaptado)
Acerca das informações contidas no texto e nos conhecimentos relacionados ao tema, assinale a alternativa correta.
A) O agente etiológico da doença de Chagas, o Trypanossoma cruzi, é um protozoário flagelado transmitido, principalmente, pela picada de insetos hematófagos, comumente chamados barbeiros e pertencentes à família Triatomidae.
B) A Leishmaniose Tegumentar é uma doença infecciosa, contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas. Essa doença é causada por protozoários do gênero Leishmania.
C) A toxoplasmose é uma doença causada pelo Toxoplasma gondii, um protozoário rizópoda que invade, preferencialmente, as células do sistema fagocítico mononuclear, os leucócitos e as células parenquimatosas.
D) A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar à morte. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha.
RESOLUÇÃO:
Analisando cada item:
A) Falsa. O Trypanosoma cruzi sai nas fezes do barbeiro (inseto triatomídeo).
B) Falsa. A leishmaniose tegumentar (úlcera de Bauru; ferida brava) não é uma doença contagiosa.
C) Falsa. O Toxoplasma gondii um protozoário apicomplexo (esporozoário).
D) Verdadeira.
Resp.: D
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre protozoários, da Uninorte 2018
– Questão resolvida sobre toxoplasmose, da Ulbra-Medicina
Organize seus Estudos
Caderno Espiral Melissa Pautado 17x24 Colmeia
Preço: R$46,54