(Unicamp/2024)
Excerto 1
Quase todos estão de acordo que a felicidade é o maior de todos os bens que se pode alcançar pela ação; diferem, porém, quanto ao que seja a felicidade. A julgar pela vida que os homens levam em geral, a maioria deles, e os homens de tipo mais vulgar, parecem identificar o bem ou a felicidade com o prazer,
e por isso amam a vida dos gozos.
(Adaptado de: Aristóteles. Ética a Nicomaco, Livro I, seções 4 e 5.)
Excerto 2
O conhecimento seguro dos desejos leva a direcionar toda a escolha e toda recusa para a saúde do corpo e para a serenidade do espírito, visto que essa é a finalidade da vida feliz. O prazer é o início e o fim de uma vida feliz. Embora o prazer seja nosso primeiro bem inato, nem por isso escolhemos qualquer prazer.
(Adaptado de: Epicuro. Carta sobre a felicidade. São Paulo: Editora UNESP, p. 35-37, 2002.)
Considerando os excertos dos filósofos gregos Aristóteles e Epicuro, ambos do século IV a.C., é possível afirmar que
A) Aristóteles e Epicuro sustentam a ideia de que há relação entre a felicidade e o prazer, pois ambos entendem que o prazer é o início e o fim de uma vida feliz.
B) diferentemente de Aristóteles, Epicuro defende que a felicidade consiste na realização irrestrita dos nossos desejos, uma vez que o prazer é o início e o fim de uma vida feliz.
C) tanto Aristóteles quanto Epicuro – ainda que com concepções éticas distintas – entendem que não há uma identificação imediata entre felicidade e prazer.
D) Aristóteles e Epicuro concordam entre si e discordam daqueles que pensam que a felicidade seja o maior dos bens que se possa alcançar pela ação.
RESOLUÇÃO:
Analisando cada alternativa proposta:
A) Incorreta. Aristóteles não identifica o prazer como o “início e o fim” de uma vida feliz, como Epicuro faz. Aristóteles sugere que a felicidade está mais relacionada com a virtude e com a atividade da alma de acordo com a razão, enquanto Epicuro coloca o prazer como princípio fundamental da felicidade. Portanto, há uma diferença significativa entre os dois pensadores sobre a relação entre felicidade e prazer.
B) Incorreta. Embora Epicuro associe a felicidade ao prazer, ele não defende a “realização irrestrita” dos desejos. Na verdade, Epicuro argumenta que é necessário escolher prazeres com cautela, evitando aqueles que possam trazer sofrimento no longo prazo. Ele defende o prazer como o bem supremo, mas com discernimento, priorizando a serenidade do espírito e a saúde do corpo.
C) Correta. Embora ambos discutam a relação entre felicidade e prazer, Aristóteles não identifica a felicidade com o prazer, pois considera que a felicidade está ligada à virtude e à razão. Já Epicuro considera o prazer como o bem inato, mas ainda assim afirma que nem todo prazer deve ser buscado. Dessa forma, nenhum dos dois faz uma identificação imediata entre felicidade e prazer.
D) Tanto Aristóteles quanto Epicuro concordam que a felicidade é o maior bem que se pode alcançar, mas eles discordam sobre o que constitui essa felicidade. Aristóteles a vincula à virtude, enquanto Epicuro a vincula ao prazer. Portanto, eles não discordam quanto ao fato de a felicidade ser o bem maior, mas sim sobre como ela é alcançada.
Resp.: C
Nota: Segundo dados da Unicamp, apenas 26,79% dos candidatos acertaram esta questão, o que foi considerada uma questão difícil pela banca elaboradora de provas da Unicamp.
VEJA AINDA:
– Questão comentada sobre epicuro, do Enem 2018
– Questão resolvida sobre felicidade segundo Aristóteles, do Enem 2013