(UFSC/2022)
Texto 1: MBL acusa o MAM de erotização infantil em performance
Uma performance no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, é o novo alvo do Movimento Brasil Livre (MBL). O grupo acusa a instituição de promover a “erotização infantil”, depois que começaram a circular imagens de um homem nu sendo tocado por uma criança. A performance foi realizada pelo artista fluminense Wagner Schwartz, que participava do evento “35º Panorama da Arte Brasileira”, na última terça-feira. O ato, chamado “La Bête”, é baseado nos Bichos de Lygia Clark, que são esculturas de alumínio que podem ser manipuladas pelo público.
Disponível em: https://blogdovestibular.informativomineiro.com/brasil/mbl-acusa-o-mam-de-erotizacao-infantil-em-performance. o em: 14 out. 2021.
Texto 2:
Nota de esclarecimento do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM)
O Museu de Arte Moderna de São Paulo informa que a performance “La Bête”, que está sendo questionada em páginas no Facebook, foi realizada na abertura da Mostra Panorama da Arte Brasileira, em apresentação única. […] O MAM reafirma que dedica especial atenção à orientação do público quanto ao teor de suas iniciativas, apontando com clareza eventuais temas sensíveis em exposição. O Museu lamenta as interpretações açodadas e manifestações de ódio e de intimidação à liberdade de expressão que rapidamente se espalharam pelas redes sociais. A instituição acredita no diálogo e no debate plural como modo de convivência no ambiente democrático, desde que pautados pela racionalidade e pela correta compreensão dos fatos.
Disponível em: https://www.facebook.com/MAMoficial/posts/1739164126114627. o em: 14 out. 2021.
Texto 3:
Rock’n’roll – Nando Reis
Em algum momento, virou o tempo
Um deslizamento derramou cimento
Entre a loucura e a razão
Já não há silêncio, tudo é barulhento
Muito movimento, pouco pensamento
Sobra opinião […]
Toda nudez é inocente, até que a mente indecente
Dessa gente doente, de língua maledicente
Transforme a inocência da nudez da gente somente em
perversão
Se Deus fosse consultado, qual seria o resultado?
Escolheria algum dos lados dos inimigos tresloucados
Lunáticos, fanáticos por suas crenças ou pela religião?
[…]
Disponível em: https://www.letras.mus.br/nando-reis/rock-n-roll.
o em: 14 out. 2021.
Sobre a arte e as manifestações artísticas ao longo da história, é correto afirmar que:
01. o MBL se baseia na compreensão de arte do Renascimento ao rejeitar o nu como forma artística e priorizar a racionalidade inerente aos bons costumes.
02. o texto 2 e o texto 3 veiculam opiniões semelhantes ao apontarem que as exposições artísticas contemporâneas são pautadas pela sexualidade e pela perversão, consideradas fundamentais para o ambiente democrático.
04. o tropicalismo dos anos 1960, liderado por Caetano Veloso e baseado no jargão “é proibido proibir”, pretendia criar um movimento de dissolução das famílias, de sexualização precoce das crianças e de implantação de um regime comunista aos moldes da URSS no Brasil.
08. os três textos referem-se a obras de arte; entretanto, para os historiadores, as artes plásticas, como quadros e esculturas, são mais importantes para a compreensão das sociedades do que canções, como o texto 3.
16. a nota do Museu de Arte Moderna de São Paulo e a letra da canção de Nando Reis convergem ao compreenderem a nudez como expressão artística e discordam da compreensão de arte do MBL, que enxergou no caso mencionado um exemplo de “erotização infantil”.
32. o modernismo brasileiro dos anos 1920 trouxe elementos que buscaram chocar a sociedade e romper com modelos importados considerados conservadores; tal postura provocou críticas de parte da sociedade da época, que não compreendia aquele movimento como artístico.
RESOLUÇÃO:
01) Falso. A arte renascentista estimulava a valorização do corpo humano e da nudez.
02) Falsa. Nenhum dos textos citados apontam que as exposições artísticas contemporâneas são pautadas pela sexualidade e pela perversão; eles lamentam o equivocado uso da nudez.
04) Falsa. O tropicalismo não tinha associação com o comunismo; tampouco, defendia a dissolução das famílias.
08) Falsa. A História não considera nenhuma fonte como superior a outra.
16) Correta.
32) Correta.
Soma: 48
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre artes visuais, da UEPG 2022