(UECE/2024-2) Atente para a seguinte agem:
“Em cada ser humano está naturalmente implantada a luz da razão que o dirige na busca da realização de suas
finalidades. Se conviesse aos humanos viver solitariamente como a muitos dos animais, não precisaria de nenhum dirigente para seus fins, mas cada um seria ele próprio rei para si mesmo, conforme dirigisse a si mesmo nos seus atos pela luz da razão dada para todos pela vontade divina.
Ora, é natural aos homens serem animais sociais e políticos vivendo em coletividade até mais do que os outros animais; é isso que a necessidade natural manifesta”.
Tomás de Aquino. De regno, I, I. Trad. Carlos Arthur Ribeiro Nascimento. São Paulo: Madamu, 2022. – Adaptado.
É correto afirmar que, para Tomás de Aquino,
A) a natureza dispensa aos homens o uso da própria razão, pois os torna dependentes da vida social e política sob um governo.
B) sempre que os homens usam a própria razão, torna-selhes dispensável viverem em coletividade sob a direção de um governo.
C) quando não vive sob um governo, o homem precisa usar a razão, mas renuncia a ela para viver sob leis comuns em sociedade política.
D) a vida coletiva sob a direção de um governo é uma necessidade natural que a luz natural da razão reconhece em cada homem.
RESOLUÇÃO:
Analisando cada alternativa:
A) Incorreta. Tomás de Aquino argumenta que a luz da razão é natural e essencial aos humanos, não dispensada.
B) Falsa. Para Tomás de Aquino, a razão reconhece a necessidade da vida em sociedade e sob governo, não tornando-a dispensável.
C) Falsa. Tomás de Aquino não sugere que o homem renuncia à razão ao viver em sociedade; pelo contrário, a razão é necessária para reconhecer a importância da vida coletiva.
D) Correta. Essa alternativa reflete o argumento de Tomás de Aquino de que a vida em sociedade e sob um governo é uma necessidade natural reconhecida pela razão.
Resp.: D
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre escolástica – Tomás de Aquino – UEM 2020
– Questão resolvida sobre filosofia, envolvido o livro Teeteto, da UFU
– Filosofia pré-socrática: confira questão da UFPR 2020