(UEMA/2023) O papa Urbano II, cujo pontificado decorreu entre 1088 e 1099, prometia a remissão dos pecados de quem particie das Cruzadas.
O movimento das Cruzadas, ocorrido na Idade Média, consistiu em expedições militares promovidas pelos países cristãos ocidentais. Uma das consequências dessas expedições foi
A) levar ao término do Cisma do Oriente, com a reunificação da Igreja Católica, em nome da unidade cristã,
contra muçulmanos e hereges.
B) aumentar a tolerância entre orientais e ocidentais, obtendo a conversão dos maometanos, com o apoio da
Igreja, dos reis e da nobreza europeia.
C) restabelecer rapidamente a paz no território da chamada Terra Santa, possibilitando a volta das peregrinações
dos cristãos nos locais sagrados.
D) auxiliar as cidades italianas que tinham interesses comerciais na região, estabelecendo o controle das
especiarias por meio da rota do Oceano Atlântico.
E) proporcionar o fortalecimento da burguesia, graças às novas rotas comerciais que foram criadas, restabelecendo relações europeias com o norte da África e a Ásia.
RESOLUÇÃO:
As Cruzadas abriram novas rotas comerciais e fortaleceram as rotas existentes entre a Europa e o Oriente, especialmente através do Mediterrâneo. Esse aumento nas atividades comerciais beneficiou principalmente a classe burguesa, que era composta por comerciantes e mercadores. As novas oportunidades de comércio e os produtos trazidos do Oriente, como especiarias, tecidos e outros bens de luxo, impulsionaram a economia europeia e permitiram que a burguesia crescesse em riqueza e poder.
Dessa forma, o fortalecimento da burguesia foi uma consequência indireta das Cruzadas, uma vez que elas proporcionaram um ambiente favorável para o crescimento do comércio e, consequentemente, para o aumento da influência dessa classe social.
Resp.: E
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre ascensão do cristianismo na Roma antiga, da Famerp
Organize seus Estudos
Caderno Espiral Melissa Pautado 17x24 Colmeia
Preço: R$46,54