Leia o excerto para responder às questões de número 01 e 02.
O comércio internacional tem sido marcado por uma proliferação sem precedentes de acordos preferenciais de comércio regionais, sub-regionais, inter-regionais e, em especial, bilaterais (denominados Acordos Preferenciais
de Comércio – APC). Atualmente, são poucos os países que ainda não fazem parte desses acordos. Com o ime nas negociações da Rodada Doha da OMC, a alternativa das principais economias do mundo, como Estados
Unidos, União Europeia e China, foi buscar a celebração de APC como forma de consolidar e ter o a novos mercados. O receio de boa parte dos países desenvolvidos, de economias em transição e em desenvolvimento de perderem espaço em suas exportações levou-os a aderir maciçamente aos APC.
(Umberto Celli Junior e Belisa E. Eleoterio. “O Brasil, o Mercosul e
os acordos preferenciais de comércio”. In: Enrique Iglesias et al.
(orgs.). Os desafios da América Latina no século XXI, 2015.)
01) (UNESP/2016) É correto afirmar que a Rodada Doha, iniciada pela Organização Mundial do Comércio em 2001, constitui
A) um encontro multipolar que procura orientar o modo de produção e as questões relativas à organização, distribuição e consumo nos países centrais e periféricos.
B) uma reunião eletiva que busca regularizar os fluxos comerciais entre blocos econômicos e o seu período de duração.
C) um conjunto normativo que procura regularizar a exportação de produtos desenvolvidos pelas economias periféricas sem o pagamento de royalties.
D) uma cartilha de diretrizes que busca padronizar os custos de produção e os preços finais de produtos agrícolas básicos.
E) um fórum internacional que objetiva solucionar imes em questões tarifárias, sobre patentes e ações protecionistas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.
02) (UNESP/2016) Considerando o contexto dinâmico apresentado pelo excerto,
compreende-se a proliferação dos acordos preferenciais de comércio como resultado
A) dos pactos internacionais de mútuo desenvolvimento econômico, o que leva a investimentos na qualificação da mão de obra em países periféricos.
B) do endividamento interno dos países subdesenvolvidos, o que provoca forte pressão internacional pela comercialização de seus produtos primários.
C) da crise de superprodução dos antigos centros industriais, o que demanda rápidos acordos para evitar fechamentos de empresas e demissões em massa.
D) do enfraquecimento dos antigos blocos econômicos, o que provoca divergências políticas e econômicas em setores produtivos estratégicos de cada país.
E) da globalização da economia, o que alimenta uma crescente integração e uma relativa uniformização das condições de existência das sociedades.
RESOLUÇÃO:
01) Com sede em Genebra (Suíça), na Suíça, a OMC é um órgão da ONU que tem por finalidade opinar sobre possíveis conflitos comerciais entre seus membros, através de reuniões esporádicas em alguns dos países membros.
A Agenda Doha de Desenvolvimento ( Rodada Doha) propôs a diminuição do protecionismo comercial e das barreiras alfandegárias, bem como resolver questões referentes a patentes comerciais.
Resp.: E
02) A globalização da economia, iniciada na década de 1990, ocasionou uma expressiva queda de barreiras tarifárias e, consequentemente, favoreceu a integração entre comercial entre as nações.
Resp.: E
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre imigração, da UFPR 2019