Inscrições SISU 2017: O cronograma do SISU 2017 – Sistema de Seleção Unificada será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em meados de janeiro. A seguir vamos conhecer qual será o calendário utilizado, bem como a previsão de todas as suas etapas, além de tirar todas as dúvidas de quem tem interesse em participar do processo seletivo.
O SISU 2017 é um sistema informatizado, gerenciado pelo MEC, pelo qual instituições públicas (estaduais e federais) do ensino superior ofertam vagas aos candidatos que participaram do ENEM 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio, conseguindo nota maior do que zero na redação.
Como se inscrever no SISU 2017?
Muitos candidatos tem dúvidas a respeito de como funciona o SiSU 2017. O estudante que participar do ENEM e se inscrever no programa poderá fazer até duas opções por cursos diferentes, em ordem de preferência. Também deve ser definida a modalidade de concorrência, que podem ser: Lei de cotas, ampla concorrência, ou políticas afirmativas implantadas pelas próprias instituições.
No processo seletivo de 2016, primeiro semestre, o SiSU encerrou as inscrições para a primeira edição de 2016 com 2.712.937 candidatos. O número representa uma queda de 2,8% em relação a 2015, quando 2.791.334 pessoas participaram do processo, segundo o MEC. O número de inscrições chegou a 5.275.613, considerando que cada candidato pode fazer duas opções de curso. A queda percentual também foi a mesma, já que em 2015 o total de inscrições foi de 5.431.904. Na primeira edição do SiSU 2016 foram oferecidas 228 mil vagas em 131 instituições públicas.

Inscrições SiSU 2017
A inscrição do SISU 2017 deve ser feita exclusivamente no site oficial http://sisu.mec.gov.br/. Para se registrar, o estudante deve ter em mãos o número de inscrição e a senha cadastrados no ENEM 2016. Aqueles que esquecerem estes dados poderão recuperá-los com facilidade na própria página. Não é cobrado nenhum valor correspondente à taxa. As inscrições devem ser feitas dentro do prazo estabelecido. Algumas instituições estabelecem notas de corte para determinados cursos. Casos deste tipo são conhecidos durante o registro no site.
Ao receber todas as inscrições, o sistema possibilita aos candidatos a impressão do comprovante de inscrição. O resultado do SISU 2017 será divulgado em duas chamadas sucessivas. Após cada convocação, os selecionados terão um prazo para matrícula na instituição.
Vale ressaltar que acontecem dois processos semelhantes durante o ano, um no início de cada período letivo. As inscrições do SISU 2017 primeiro semestre deverão acontecer no mês de janeiro. Em junho, os interessados terão o direito de se inscrever para a seleção do segundo semestre.