Unemat 2017 lança edital para cursos EAD; pois A Universidade do Estado de Mato Grosso divulgou informações relativas ao ingresso no segundo semestre deste ano; por meio da modalidade de ensino a distância vinculado a Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Unemat 2017 lança edital para cursos EAD
Serão oferecidas 2.350 vagas em 49 cursos que serão ministrados em 23 polos de apoio presencial em Mato Grosso. As inscrições terão início no dia 27 de janeiro e serão encerradas no dia 19 de fevereiro, cuja taxa é de R$ 100,00.
Isenção da taxa de inscrição
O período para solicitar a isenção da taxa de pagamento no valor de R$ 100 (cem reais) será do dia 30 de janeiro ao dia 1º de fevereiro. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até o dia 20 de fevereiro. As inscrições estarão disponíveis aqui.
Poderão se inscrever quem tem renda familiar inferior a dois salários mínimos; ou ser doador regular de sangue ou ainda ser profissional técnico do ensino superior da Unemat.
Provas
As provas serão aplicadas nodia 19 de março em 17 cidades de Mato Grosso: Água Boa, Alto Araguaia, Aripuanã, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Comodoro, Cuiabá, Diamantino, Jauru, Juara, Juína, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, São Félix do Araguaia, Sorriso e Vila Rica.
As provas constarão de 12 questões objetivas e de redação terão duração de três horas e serão aplicadas entre as 08h e 11 horas. Além das cidades em que haverá aplicação de provas; também serão ofertados cursos na modalidade a distância nos municípios de: Arenápolis, Campo Verde, Guarantã do Norte, Pedra Preta, Porto Esperidião e Sapezal.
Os interessados em concorrer as vagas oferecidas podem escolher uma das quatro categorias: ampla concorrências (40% das vagas); Estudante de Escola Pública (30% das vagas), Programa de Inclusão e Integração Étnico-Racial – Negros ou pardos (25% das vagas) e Programa de Inclusão e Integração Étnico-Racial – indígenas (5% das vagas).
Resultado final
O resultado final do concurso vestibular será divulgado a partir do dia 10 de maio de 2017.
Maiores informações e o Site da Instituição.
Sisu 2017 inscrições abertas pelo Ministério da Educação para seleção de milhares de jovens paras as vagas nas Instituições públicas de ensino brasileiras.
Sisu 2017 inscrições abertas
Esta edição permanecerá com inscrições abertas de hoje, 24 de janeiro até o final da sexta-feira (27) e oferece 238.397 vagas em 131 Instituições públicas de ensino brasileiras, entre universidades federais, estaduais e institutos federais.
Como participar e se inscrever no Sisu?
Conforme edital do Sisu, para participar da seleção o candidato deve ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) e conquistado nota superior a zero na prova de redação.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do processo seletivo do sistema (sisu.mec.gov.br), conforme os os abaixo:
1-Clique em “fazer inscrição” e faça o inserindo o F, a senha cadastrada no Enem 2016 e os caracteres da imagem nos campos em branco;
2-Após entrar no sistema, pesquise pela vaga de seu interesse por instituição, curso ou município;
3-Escolha a modalidade de disputa, entre cotas e ampla concorrência, e então confirme a inscrição;
4-Repita o processo para se inscrever na sua segunda opção de curso.
Vale lembrar que algumas instituições definem notas mínimas nas provas do Enem para inscrição em seus cursos. Caso o desempenho do candidato seja insuficiente para uma determinada opção, o sistema irá informar.
Importante compreender que cada universidade/instituto federal atribui pesos diferentes para as notas do exame em cada opção de curso, motivo pelo qual o desempenho de um candidato varia conforme a inscrição feita, mesmo com as notas sendo as mesmas.
Notas de Corte e Classificação Parcial Sisu 2017
Todas as madrugadas durante o período das inscrições, normalmente entre 0h e 1h, o sistema atualizará as notas de corte de todas as opções de curso – menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados – e também a classificação parcial nas suas duas inscrições referentes ao dia anterior. Tais informações poderão ser usadas como referência para que o você decida continuar ou não inscrito num determinado curso.
Alteração das Opções de Inscrição Sisu 2017
O candidato poderá alterar uma ou as duas opções de curso. Isso poderá ser feito quantas vezes quiser, porém somente durante o período de inscrições. Basta clicar na opção que deseja alterar e depois cancelar a inscrição, depois é só repetir os os explicados anteriormente para se candidatar em um novo curso/instituição.
Chamada Regular, Matrícula e Lista de Espera Sisu 2017
Seguindo o calendário do processo seletivo do Sisu 2017, a lista de aprovados na chamada regular será publicada em 30 de janeiro, no próprio portal do sistema.
Os selecionados deverão efetuar suas matrículas nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro, presencialmente na instituição.
O candidato que não for convocado em sua primeira opção ou em nenhuma das escolhas poderá integrar a lista de espera da seleção. A opção pela lista de espera será realizada até 10 de fevereiro, no próprio sistema. As convocações da lista começarão a partir de 16 de fevereiro.
e outras datas importantes início de 2017
SiSU 2017: vagas nas Instituições Federais
Inscrições no SiSU 2017: de 24 a 27 de janeiro
Inscrições no ProUni 2017: de 31 de janeiro a 03 de fevereiro
Fies 2017: inscrições de 7 a 10 de fevereiro