(UEA/2022) Analise as pinturas rupestres da Serrania de la Lindosa, na Amazônia colombiana, datadas de 12 600 a 11 800 a.C.
Os arqueólogos estimaram a idade dessas pinturas a partir da presença, nas representações, de animais da Idade do Gelo, como o mastodonte, a palaeolama e a preguiça gigante.
Acrescentando as representações de rituais xamânicos, dança, caça, hábitos alimentares, a análise do conjunto das pinturas rupestres demonstra
A) a redução contínua do número de habitantes desses amplos territórios, segundo os relatos dos primeiros colonizadores europeus da Amazônia.
B) a possibilidade de apreensão de aspectos de organizações sociais no espaço amazônico, graças à precisão das composições figurativas.
C) a dependência social da economia de coleta natural, em prejuízo do desenvolvimento de formas culturais diversas.
D) a excelência dos desenhos coloridos das mais antigas sociedades do perímetro amazônico, em oposição à
ausência de arte nas tribos amazônicas coloniais.
E) a dificuldade de fixação dos agrupamentos humanos complexos no grande vazio geográfico, devido à carência
de meios de sobrevivência.
RESOLUÇÃO:
A questão aborda as pinturas rupestres da Serrania de la Lindosa, na Amazônia colombiana, e pede para analisar o significado das representações nessas pinturas. As opções dadas fazem referência a aspectos da organização social, econômica e cultural dos povos que habitaram a Amazônia pré-colonial.
Ao analisar as pinturas, percebe-se que elas incluem representações de animais da Idade do Gelo e rituais, o que sugere uma complexidade social e cultural significativa, em oposição a uma interpretação de mera sobrevivência ou isolamento.
Resp.: B
Organize seus Estudos
Caderno Espiral Melissa Pautado 17x24 Colmeia
Preço: R$46,54