A Caixa Econômica Federal lançou o aplicativo oficial do Auxílio Brasil. O nome do aplicativo é Auxílio Brasil CAIXA, e foi lançado na última quinzena de novembro.
Porém, apesar do lançamento, o aplicativo chegou a ser tirado do ar depois que reclamações de usuários sobre as funcionalidades da plataforma apontaram que alguns ajustes ainda precisavam ser feitos.
Inclusive, no espaço de avaliações do aplicativo na Play Store (loja do Google), uma boa parte dos usuários que baixaram o aplicativo em seus celulares comentam sobre os problemas que o app vem apresentando desde o seu lançamento.
Auxílio Brasil recebe reclamações sobre as funcionalidades do aplicativo
Dentre os problemas que vem sendo relatados pelos usuários na parte de avaliações, se pode destacar a falta das datas de pagamento das próximas parcelas do benefício.
Além disso, também é possível identificar os problemas de , bem como a prevalência de informações antigas referentes ao Auxílio Emergencial, benefício social cujos pagamentos foram encerrados ainda no mês de outubro de 2021.
Logo em seguida, veja alguns comentários que foram publicados na seção de avaliações do aplicativo do Auxílio Brasil na loja de aplicativos Play Store.
“Para mim, aparecia que não tinha benefício no meu F. Agora, ao ar de madrugada, aparece o meu nome com o meu número do NIS. Porém, rapidamente a página já é fechada e aparece que a base de dados ainda está sendo atualizada. Durante o dia, ao tentar fazer o o novamente, aparece que já há benefícios cadastrados para o meu F. Não entendo mais nada”
“O aplicativo estava funcionando bem. Agora, apareceu a mensagem de “Estamos atualizando a nossa base de dados. Por favor, tente mais tarde“. Eu não faço ideia do que isso quer dizer. Estava normal”
“Não estou conseguindo informações sobre o meu auxílio pelo aplicativo. Como eu já informei, não tenho mais o número de telefone que está cadastrado. Fui tentar fazer outro cadastro por um novo dispositivo e com outro número, mas não estou conseguindo. Queria que a Caixa resolvesse isso para mim. Não fui ainda em uma agência, por que estou gripado e não quero sair assim nas ruas. Por favor, será que o responsável pelo aplicativo poderia me informar um e-mail para que eu possa enviar alguma informação?”
Auxílio Brasil, sobre o aplicativo
O aplicativo do Auxílio Brasil já está disponível para ser baixado nos celulares de sistema operacional Android e também para os aparelhos com sistema operacional iOS (Apple). Este aplicativo é uma adaptação do aplicativo anterior do Bolsa Família. E é por conta disso que algumas informações do antigo programa social continuam a ser exibidas na nova plataforma. Afinal, somente esse público do Bolsa Família é que vai receber o Auxílio Brasil neste ano de 2021. Nesse sentido, a inclusão de novos beneficiários só virá a acontecer no ano que vem. Ou seja, em 2022.
Mas atenção! Existem outros aplicativos que se identificam como sendo referente ao Auxílio Brasil na loja de aplicativos da Google, a Play Store. Especialmente por isso, é muito importante que o usuário preste a devida atenção na hora em que for fazer o do aplicativo no seu celular. O aplicativo oficial para uso dos beneficiários do novo programa é o Auxílio Brasil CAIXA, que foi desenvolvido pela Caixa Econômica Federal. Nesse sentido, qualquer outro aplicativo que não seja o oficial deve ser observado com alguma cautela.
No caso dos usuários que já tinham o aplicativo do Bolsa Família instalado em seus celulares, estes devem entrar na loja de aplicativos do aparelho para fazer a atualização. Aliás, isso deve ser feito o quanto antes for possível. Afinal, o Programa Bolsa Família foi descontinuado pelo Governo Federal. E, com isso, toda e qualquer informações sobre o pagamento do benefício social diz respeito agora ao Auxílio Brasil, e não ao Bolsa Família.
O que pode fazer no aplicativo do Auxílio Brasil
De acordo com a descrição do próprio aplicativo, a nova plataforma do Auxílio Brasil CAIXA oferece as seguintes possibilidades:
- Consultar como está a situação das parcelas do novo benefício social
- Fazer a conferência o extrato detalhado
- ar o calendário de pagamentos do programa
Estes são apenas os serviços principais que podem ser encontrados no aplicativo do Auxílio Brasil. Além disso, o aplicativo oferece uma série de outras funcionalidades. E no caso de dúvidas, a Caixa disponibilizou o número 0800 726 0207 para o recebimento de ligações. Para isso, basta ligar e então selecionar a opção “Auxílio Brasil“.
Como entrar no aplicativo do Auxílio Brasil
Para o o, as orientações oficiais do aplicativo sugerem as seguintes formas de entrada:
- Se desejar usar a mesma senha do aplicativo CAIXA Tem, é só selecionar a opção que diz: “Quero entrar com a minha senha do App CAIXA Tem“, e logo depois, é só inserir o número do seu F e a sua senha
- Se desejar usar a mesma senha dos demais aplicativos oficiais da CAIXA, é só selecionar a opção que diz “Quero entrar com a minha senha do App Auxílio Brasil“, e logo depois, é só inserir o número do seu F e a sua senha
- Se não tiver a senha de nenhum aplicativo da CAIXA, se deve selecionar a opção com a mensagem “Quero entrar com a minha senha do App Auxílio Brasil” ou a opção que diz “desejo me cadastrar“, selecionando, logo em seguida, a opção de “Cadastre-se” e então seguir os os que forem solicitados na tela para assim efetuar o seu cadastramento na plataforma