A Caixa Econômica Federal (CEF) continua a liberar, nesse mês, os pagamentos que são referentes ao mês de dezembro do programa Auxílio Brasil. No presente momento, os rees estão sendo feitos para os últimos grupos de beneficiários da fila, uma vez que a maior parte deles já recebeu o dinheiro em suas respectivas contas do Caixa Tem. Também nesse mês, a Caixa está fazendo os pagamentos da última parcela do Vale Gás Nacional para um número de mais de 5 (cinco) milhões de famílias beneficiárias.
Os pagamentos do Auxílio Brasil do mês de dezembro devem continuar a ser realizados até o dia 23 de dezembro de 2022. Nesse sentido, os rees são feitos sempre nos dias úteis, sendo que, em primeiro lugar, recebem as pessoas cujo dígito final do NIS é 1, logo depois as de NIS com dígito final 2, NIS 3, NIS 4, e assim por diante.
Auxílio Brasil
Calendário dos Pagamentos
Confira logo a seguir, quais são as datas dos pagamentos do Auxílio Brasil, de acordo com o dígito final do NIS de cada beneficiário.
Lembrando, antes de tudo, que o NIS é o Número de Identificação Social do beneficiário que recebe esse, ou outros benefícios sociais do Governo Federal, como também é o caso do Vale Gás Nacional por exemplo.
Mês de Dezembro (12)
- NIS de dígito final 1 – 12 de dezembro de 2022
- NIS de dígito final 2 – 13 de dezembro de 2022
- NIS de dígito final 3 – 14 de dezembro de 2022
- NIS de dígito final 4 – 15 de dezembro de 2022
- NIS de dígito final 5 – 16 de dezembro de 2022
- NIS de dígito final 6 – 19 de dezembro de 2022
- NIS de dígito final 7 – 20 de dezembro de 2022
- NIS de dígito final 8 – 21 de dezembro de 2022
- NIS de dígito final 9 – 22 de dezembro de 2022
- NIS de dígito final 0 – 23 de dezembro de 2022
Chegada de novas famílias no programa
De acordo com as regras do programa Auxílio Brasil, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é o banco de dados que é utilizado pelo governo para realizar a inclusão, ou a exclusão, das pessoas nos programas de auxílio financeiro, como por exemplo, o Auxílio Brasil.
Nesse sentido, para, de fato, começar a receber o benefício social referido, um dos principais requisitos é o de estar regularmente cadastrado no sistema do CadÚnico.
Para fazer a inscrição no CadÚnico, é preciso ir até a unidade do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais próxima.
Consultar situação no CadÚnico
Atualmente, de acordo com as regras que estão vigentes, para garantir o recebimento do benefício todo mês, os beneficiários precisam estar sempre atentos à sua situação no CadÚnico. Nesse sentido, é muito importante manter o cadastro sempre com as informações devidamente atualizadas.
A atualização de dados no CadÚnico é exigida do cidadão a cada 2 (dois) anos.
Como consultar os valores a receber?
O beneficiário do programa pode consultar informações sobre as datas dos pagamentos, o valor do benefício e a composição das parcelas em 2 (dois) aplicativos.
São eles:
- Aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo que foi desenvolvido especialmente para o programa social
- Aplicativo Caixa Tem, plataforma digital que é utilizada para acompanhar as contas poupanças digitais do banco público (foi criado ainda na época do Auxílio Emergencial)
Como receber o dinheiro do Auxílio Brasil todo mês?
De acordo com as informações do próprio Governo Federal, os benefícios sociais podem ser pagos por meio das seguintes contas:
- Conta Poupança Social Digital do Caixa Tem
- Conta Corrente de Depósito à vista
- Conta Especial de Depósito à vista
- Conta Contábil
- Outros tipos de contas que venham a ser criadas posteriormente