Consulta INSS é um procedimento muito importante para os beneficiários da Previdência Social. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realiza, todos os meses, pagamentos de benefícios assistenciais e/ou previdenciários para os seus respectivos segurados. Com isso, é comum que esse grupo de beneficiários tenha o interesse, e até mesmo a necessidade, de conferir informações sobre os pagamentos a que tem direito. Da mesma forma, acontece com outros benefícios sociais que são da responsabilidade do Governo Federal.
Considerando isso, a consulta INSS pode ser muito útil para os cidadãos, especialmente para:
- Conferir o calendário dos pagamentos mensais do INSS
- Consultar o valor do benefício assistencial e/ou previdenciário
- Saber qual o valor que se vai receber do benefício em determinado mês
- Atualizar alguma informação que esteja indicada como pendente no cadastro do beneficiário
Para além dos serviços e das utilidades que foram citados logo acima, consultar o INSS é muito importante para que o beneficiário não fique sem receber o seu benefício na conta. Por exemplo, uma pendência no cadastro não percebida pelo beneficiário pode fazer com o que mesmo fique sem receber o seu benefício por algum tempo. Essa é a chamada suspensão de benefícios. Um acontecimento que costuma ser impulsionado pelas chamadas Operações Pente Fino, que tem como principal objetivo fiscalizar e verificar se os beneficiários da Previdência Social continuam a atender os requisitos que são necessários para continuar a receber os seus auxílios, pensões e aposentadorias.
Por conta dos motivos que foram elencados logo acima, veja logo a seguir, onde consultar as informações sobre o seu INSS.
INSS
Consulta
Como consultar os pagamentos mensais do INSS?
Em resumo, existem 3 (três) meios de consultar os pagamentos mensais do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Eles estão apresentados logo a seguir.
Pelo número de telefone
A central de atendimento do INSS é o número 135.
Por meio do número 135, do INSS, o atendimento telefônico é feito de segunda a sábado.
O horário de atendimento é das 7 (sete) horas da manhã até às 22 (vinte e duas) horas da noite.
Por meio do site oficial do INSS
No site oficial do INSS na Internet, portal chamado de Meu INSS, o beneficiário da Previdência Social precisa fazer o seu .
Nesse sentido, o pode ser feito com nome de usuário e senha. Outra opção disponível é a de entrar com a conta do gov.br.
Logo depois de fazer o no Meu INSS, o segurado deve clicar na opção que diz o seguinte: “Extrato de Pagamento”.
Na seção de extrato de pagamento do INSS, o beneficiário conta com a oportunidade de consultar as informações do extrato, assim como conferir maiores detalhes sobre os pagamentos do seu benefício. Muito prático.
Por meio do aplicativo Meu INSS
O aplicativo Meu INSS nada mais é do que um produto da realidade atual, na qual milhares de brasileiros consultam, todos os dias, as suas informações bancárias por meio de plataformas digitais.
Dessa forma, por meio do seu dispositivo móvel (aparelho celular), é possível fazer a consulta INSS por meio do aplicativo oficial do instituto. Portanto, o aplicativo Meu INSS.
O aplicativo Meu INSS está disponível para nos dispositivos móveis com sistema operacional Android e/ou iOS (aparelhos Apple). O no aplicativo pode ser feito da mesma forma que pelo site oficial do INSS.