Atualmente uma das despesas básicas mais caras de uma família é a conta de luz, que tem ocupado grande espaço do orçamento. Isso é devido às sucessivas altas aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Mas de acordo com regras, no entanto, parte da população brasileira tem direito a redução de até 65% na cobrança de energia elétrica.
No estado de São Paulo, por exemplo, a Aneel aprovou um reajuste de em média 18,3% na conta de luz. Por isso todo tipo de benefício é bem-vindo a fim de diminuir os impactos no orçamento da família.
Para ajudar as famílias de baixa renda, foi criado o programa Tarifa Social, e por meio dele, famílias de baixa renda conseguem descontos, que podem a chegar a 65% na sua conta de energia elétrica. Índios e quilombolas podem ter redução de 100%.
Requisitos
De acordo com as regras, as exigências do governo estão renda máxima pré-determinada, limite de consumo de energia por residência, e inscrição no Cadastro Único.
Como ter desconto na conta de luz?
Por meio da Tarifa Social, a família interessada em conseguir desconto na conta de luz precisa cumprir com as regras do governo.
De acordo com a Aneel até novembro de 2021 eram beneficiadas com o desconto pelo menos 12,3 milhões de famílias. Com mudanças na regra de inscrição, que aram a valer, o número de lares atendidos deveria subir para 23,8 milhões.