Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios istrados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem esperar um aumento em seus pagamentos de janeiro.
A Dataprev, empresa responsável pelo processamento de dados previdenciários, já iniciou a atualização dos valores a serem pagos neste mês.
Os segurados que recebem acima do salário mínimo verão um reajuste de 3,71%, enquanto aqueles que ganham abaixo do piso nacional terão seus benefícios aumentados em 6,97%.
Os números atuais revelam que 25.931.724 pessoas recebem benefícios equivalentes a um salário mínimo, enquanto 13.370.823 indivíduos têm renda superior ao piso nacional.
Dentre esses beneficiários, cerca de 5,8 milhões recebem auxílios assistenciais, conforme dados da folha de pagamento de dezembro.
Como consultar o pagamento do INSS?
A partir do dia 23 de janeiro, os segurados poderão consultar o extrato de pagamento para verificar o valor exato a ser recebido. A consulta pode ser pelo site do Instituto.
Datas de janeiro de 2024
Os depósitos referentes ao mês de janeiro serão realizados entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro para aqueles que recebem até um salário mínimo.
Já os segurados com renda mensal superior ao piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro.
É importante destacar que os segurados que se aposentaram ou começaram a receber pensão ou auxílio durante o ano de 2023 e que têm benefícios acima do salário mínimo não receberão o reajuste integralmente.
Nesse caso, a correção será proporcional ao número de meses em que o benefício foi concedido.
As alíquotas de reajuste podem variar de 3,71% para aqueles que iniciaram o recebimento do benefício em janeiro de 2023, a 0,55% para os que se aposentaram em dezembro do mesmo ano.
Esses percentuais estão estabelecidos na portaria conjunta dos ministérios da Previdência e Fazenda.
Como Consultar os Valores do pagamento de janeiro?
Para saber a data exata de pagamento, basta verificar o número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador que aparece após o traço.
Para aqueles que não possuem o à internet, a alternativa é ligar para a Central 135.
Ao entrar em contato, é necessário informar o número do F e confirmar algumas informações cadastrais para evitar possíveis fraudes. O atendimento telefônico está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Os segurados que possuem o à internet podem consultar os valores através do site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/).
Após efetuar o , na tela inicial, basta selecionar o serviço de “Extrato de Pagamento”. Dessa forma, é possível ter o ao extrato completo e obter detalhes sobre o pagamento do benefício.
A consulta também pode ser realizada por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos com sistemas Android e iOS.
Assim como no o pelo site, é necessário criar um e senha inicialmente.
Após esse processo, todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário estarão disponíveis para consulta.
Essas atualizações nos pagamentos do INSS representam uma importante medida para garantir que os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios recebam valores ajustados de acordo com as variações do salário mínimo e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
A partir do dia 23 de janeiro, os segurados poderão conferir os valores corrigidos e se preparar para receber os benefícios atualizados.