Desde o mês de outubro desse ano, os beneficiários do programa Auxílio Brasil contam com até R$ 2.569,00 reais de empréstimo consignado liberado.
De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, o total de 12 (doze) instituições financeiras estão autorizadas a atender pedidos de empréstimos consignados para os brasileiros que são contemplados pelo programa Auxílio Brasil.
Como conseguir o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
De acordo com as regras que foram impostas por meio do Ministério da Cidadania, para conseguir o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, é necessário atender aos requisitos que estão apresentados logo a seguir.
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil descontará um percentual de até 40% de forma direta na folha de pagamento dos beneficiários. Isso acaba por garantir aos bancos e às instituições financeiras que as prestações serão pagas em dia. Ou seja, sem atrasos e sem o risco de inadimplência.
O número máximo de parcelas será de 24 vezes. Por outro lado, a taxa de juros não poderá ser superior a 3,5% ao mês.
Está proibida a esses bancos e instituições financeiras fazer a “busca ativa” dos beneficiários. Ou seja, isso significa dizer que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil somente pode ser concedido se houver procura, uma iniciativa explícita do beneficiário. Caso contrário, a oferta não pode ser feita.
Além disso, também está proibida a cobrança da Taxa de Abertura de Crédito (TAC), assim como a cobrança de outras taxas istrativas, bem como o estabelecimento de prazo de carência para o início do pagamento das parcelas. São essas as proibições.
Por fim, se o benefício do Auxílio Brasil do cidadão chegar a ser cancelado, por exemplo, o empréstimo não vai ser cancelado por tabela. Ou seja, mesmo se parar de receber o dinheiro do Auxílio Brasil todo mês, o beneficiário continua com a obrigação legal de fazer o pagamento mensal do valor do empréstimo. Nesse caso, o pagamento deve ser feito por meio de depósito na conta.
Até quando pode pedir o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil continua liberado. Dessa forma, os beneficiários podem tomar o valor de até R$ 2.569 reais.
Até o presente momento, ainda não há informações sobre até quando o empréstimo ficará disponível para os cidadãos do programa social.
Qual banco está fazendo o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
De acordo com as informações que foram liberadas pelo próprio Governo Federal, 12 (doze) bancos e instituições financeiras realizaram homologação para oferecer o empréstimo consignado para os contemplados do Auxílio Brasil.
Portanto, essas instituições financeiras que estão autorizadas pelo governo a ofertar o empréstimo consignado estão listadas logo a seguir.
- Caixa Econômica Federal – CEF
- Banco Agibank S/A
- Banco Daycoval S/A
- Banco Pan S/A
- Banco Crefisa S/A
- Banco Safra S/A
- Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A
- Pintos S/A Créditos
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A
Por outro lado, uma série de outros bancos e instituições financeiras afirmaram que não vão oferecer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil em seu pacote de produtos e serviços. São elas:
- Banco Itaú
- Banco Inter
- Bradesco
- Banco BMG
- Santander
- Nubank
Logo, nas instituições financeiras que foram citadas logo acima, não é possível fazer a contratação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil.