O PIS/PASEP é um benefício anual que pode chegar a um salário mínimo para os trabalhadores que atendem aos requisitos do programa.
O PIS/PASEP é um programa de integração social e de formação do patrimônio do servidor público, que visa distribuir parte da arrecadação do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) aos trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e aos servidores públicos (PASEP).
O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o PASEP é pago pelo Banco do Brasil. O calendário de pagamento é unificado e varia de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. O valor do benefício pode ser de até um salário mínimo, dependendo do tempo de trabalho no ano-base.
Como pesquisar o número do PIS/PASEP?
O número do PIS/PASEP é gerado no primeiro emprego do trabalhador e pode ser encontrado na Carteira de Trabalho, nos extratos do FGTS, no Cartão Cidadão ou em qualquer agência da Caixa ou do Banco do Brasil.
Veja como consultar?
Também é possível consultar o número do PIS/PASEP pela internet, usando o F. Existem algumas formas de fazer isso:
- Pelo site do CNIS: e o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), clique em “Cidadão”, depois em “Inscrição” e em seguida em “Filiado”. Preencha os dados solicitados e clique em “Continuar”. O número do PIS/PASEP aparecerá na tela.
- Pelo site do Meu INSS: e o site do Meu INSS, faça o com o seu F e senha, clique em “Meu Cadastro” e depois em “Dados de vínculos”. O número do PIS/PASEP estará no final da página.
- Pelo site da Caixa: e o site da Caixa, clique em “Benefícios e Programas”, depois em “PIS” e em seguida em “Consultar pagamento”. Informe o seu F e siga as instruções. O número do PIS aparecerá na tela.
- Pelo site do Banco do Brasil: e o site do Banco do Brasil, clique em “Pasep”, depois em “Consulte seu Pasep” e em seguida em “Consulta de cota”. Informe o seu F e siga as instruções. O número do Pasep aparecerá na tela.
Quem tem direito ao benefício do PIS/PASEP, em 2024?
Para ter direito ao benefício do PIS/PASEP, é preciso cumprir todos os requisitos abaixo:
- Estar cadastrado no programa PIS/PASEP ou no CNIS há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base (2022);
- Ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base (2022);
Estar com os dados atualizados pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial; - Não têm direito ao benefício os empregados domésticos, os trabalhadores rurais e urbanos empregados por pessoa física e os trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.
Como ter o aos valores do Abono Salarial?
Para receber o abono salarial, é preciso consultar o calendário de pagamento, que varia de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. Os pagamentos serão realizados a partir de 15 de fevereiro de 2024 e irão até 27 de dezembro de 20246.
O valor do benefício pode ser consultado ainda pelo site ou pelo aplicativo do Gov.br. Veja como fazer:
- e o site ou o aplicativo do Gov.br e faça o com o seu F e senha;
- Vá até a barra de pesquisa e escreva “Abono salarial”;
- Clique em “Receber o abono salarial” e depois em “Iniciar”;
- Clique em “Entrar com Gov.br” e informe o seu F e senha novamente;
- Clique em “Abono salarial” e veja o valor disponível para saque.
O saque do benefício pode ser feito de diferentes formas, de acordo com o banco de pagamento:
- Para quem recebe o PIS pela Caixa: O saque pode ser feito nas agências da Caixa, nos caixas eletrônicos, nas casas lotéricas, nos correspondentes Caixa Aqui ou pelo aplicativo Caixa Tem, usando o Cartão Cidadão e a senha cadastrada. Quem tem conta na Caixa recebe o benefício diretamente na conta.
- Para quem recebe o Pasep pelo Banco do Brasil: O saque pode ser feito nas agências do Banco do Brasil, nos caixas eletrônicos ou pelo aplicativo BB Pasep, usando o cartão magnético e a senha cadastrada. Quem tem conta no Banco do Brasil recebe o benefício diretamente na conta.