O Presidente do INEP informou em live, que os estudantes que participarão do Enem 2020, deverão ter alguns cuidados básicos para sua segurança, mas que a estrutura do Exame continua a mesma.
Enem 2020: Datas das provas
As datas das versões impressa e digital serão:
- Enem Impresso 2020: 17 de janeiro e 24 de janeiro de 2021;
- Enem Digital 2020: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
Reaplicação do Enem 2020
A reaplicação do Enem será no dia 24 de fevereiro e no dia 25 de fevereiro de 2021.
O exame contará com mais de 5 milhões de participantes e dentre eles, 592 mil serão treineiros. Para esta edição o exame terá mais salas de provas, com intuito de garantir um certo distanciamento social, por conta da Covid-19.
O que levar no dia das provas do Enem 2020?
Para evitar sustos no dia da prova, os estudantes deverão ficar atentos para as orientações do INEP abaixo, em relação aos dias do exame:
- Para se identificar, é preciso apresentar documento oficial com foto, como carteira de identidade ou de motorista;
- Levar caneta de tinta preta fabricada em material transparente para preencher o cartão de respostas;
- Ficar de olho no horário. O edital aconselha chegar ao local às 12h, no horário de Brasília (DF), e se apresentar na porta da sala de prova até as 13h;
- Antes de entrar na sala, o participante precisa guardar, em envelope porta-objetos, a Declaração de Comparecimento impressa, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados. Portar eletrônicos durante a prova pode eliminar o candidato;
- Não é permitido usar óculos escuros, boné, viseira, gorro e portar itens como caneta de material não transparente, livros, anotações, calculadoras e equipamentos eletrônicos; e
- Em razão da Covid-19, os estudantes devem usar máscara durante o período de aplicação da prova. Elas podem ser retiradas apenas no momento de identificação pelo fiscal de provas, para que os candidatos bebam água e façam lanche.
Nova chance para quem estiver com Covid-19
Os candidatos que forem diagnosticados com Covid-19 ou alguma outra doença infectocontagiosa e, portanto, não puderem comparecer ao teste, terão uma nova chance.
ibilidade
O Enem 2020 terá novidades de ibilidade. Entre elas, a disponibilização de leitor de tela para participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular. Autistas e surdocegos terão banca especial para correção das provas. O candidato que escrever a redação em braile terá as provas corrigidas no Sistema Braile.
De acordo com o INEP, um total de 52.598 inscritos no Enem 2020 solicitaram algum tipo de atendimento especializado.
Para que servem as notas do Enem?
O Exame é considerado o maior vestibular o Brasil, sendo possível utilizar suas notas para ingressar em universidades públicas e privadas. Veja abaixo como utilizar as notas do Enem 2020:
- Sistema de Seleção Única (Sisu 2021): Seleção de estudantes para universidades e institutos federais e estaduais;
- Programa Universidade Para Todos (Prouni 2021): seleciona estudantes para faculdades, centro universitários ou universidades privadas com bolsas de estudo de 50% e 100%;
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2021): seleciona estudantes para faculdades, centro universitários ou universidades privadas por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades.
- Vestibular tradicional: muitas universidades aceitam a nota do Enem no lugar do vestibular.
- Ingresso em Universidades Portuguesas.