O Enem 2020 será aplicado em janeiro para mais de 5 milhões de estudantes, que desejam ingressar no ensino superior em 2021.
Enem 2020: Datas das provas
As datas das versões impressa e digital serão:
- Enem Impresso 2020: 17 de janeiro e 24 de janeiro de 2021
- Enem Digital 2020: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021
Reaplicação do Enem 2020
A reaplicação do Enem será no dia 24 de fevereiro e no dia 25 de fevereiro de 2021.
O que levar no dia das provas do Enem 2020?
Para evitar sustos no dia da prova, os estudantes deverão ficar atentos para as orientações do edital do exame:
- Para se identificar, é preciso apresentar documento oficial com foto, como carteira de identidade ou de motorista;
- Levar caneta de tinta preta fabricada em material transparente para preencher o cartão de respostas;
- Ficar de olho no horário. O edital aconselha chegar ao local às 12h, no horário de Brasília (DF), e se apresentar na porta da sala de prova até as 13h;
- Antes de entrar na sala, o participante precisa guardar, em envelope porta-objetos, a Declaração de Comparecimento impressa, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados. Portar eletrônicos durante a prova pode eliminar o candidato;
- Não é permitido usar óculos escuros, boné, viseira, gorro e portar itens como caneta de material não transparente, livros, anotações, calculadoras e equipamentos eletrônicos; e
- Em razão da Covid-19, os estudantes devem usar máscara durante o período de aplicação da prova. Elas podem ser retiradas apenas no momento de identificação pelo fiscal de provas, para que os candidatos bebam água e façam lanche.
Nova chance para quem estiver com Covid-19
Os candidatos que forem diagnosticados com Covid-19 ou alguma outra doença infectocontagiosa e, portanto, não puderem comparecer ao teste, terão uma nova chance.
O edital do Enem detalha que as doenças infectocontagiosas consideradas são coqueluche, difteria, doença invasiva por Iaemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.
ibilidade
Esta edição do Enem marca os 20 anos das primeiras medidas para atender pessoas com deficiência. Ao longo das edições, os estudantes aram a contar, por exemplo, com provas em braile, com letras ampliadas e super ampliadas, guia-intérprete para pessoas com surdocegueira, auxílios para leitura e transcrição; sala de fácil o e mobiliário ível.
O Enem 2020 traz novidades de ibilidade. Entre elas, a disponibilização de leitor de tela para participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular. Autistas e surdocegos terão banca especial para correção das provas. O candidato que escrever a redação em braile terá as provas corrigidas no Sistema Braile.
De acordo com o INEP, um total de 52.598 inscritos no Enem 2020 solicitaram algum tipo de atendimento especializado.
Para que servem as notas do Enem?
O Exame é considerado o maior vestibular o Brasil, sendo possível utilizar suas notas para ingressar em universidades públicas e privadas. Veja abaixo como utilizar as notas do Enem 2020:
- Sistema de Seleção Única (Sisu 2021): Seleção de estudantes para universidades e institutos federais e estaduais;
- Programa Universidade Para Todos (Prouni 2021): seleciona estudantes para faculdades, centro universitários ou universidades privadas com bolsas de estudo de 50% e 100%;
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2021): seleciona estudantes para faculdades, centro universitários ou universidades privadas por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades.
- Vestibular tradicional: muitas universidades aceitam a nota do Enem no lugar do vestibular.