O Enem 2020 terá menor número de participantes por sala, nos dias de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, que em anos anteriores. A medida é uma das ações previstas para reduzir os riscos de contaminação pela COVID-19 durante os procedimentos relacionados ao exame.
- Veja o que muda na aplicação do Enem 2020 por causa da Covid-19
- Como será a realização das provas pelas gestantes e lactantes
- Recursos de ibilidade
Essa e outras estratégias foram apresentadas no Encontro para Capacitação de Logística e Segurança do Enem 2020, que foi realizado no dia 27 de outubro; e contou com a participação de representantes das instituições envolvidas na operação para aplicação das provas na região Sudeste.
Pela primeira vez na história, o encontro foi realizado por videoconferência. A opção pela reunião remota também faz parte do planejamento estratégico para garantir a aplicação do Enem e, ao mesmo tempo, obedecer às medidas preventivas de combate ao novo coronavírus.
Organização dos locais de Prova
O Enem 2020 terá aproximadamente 700 mil inscritos a mais, comparado à edição de 2019. A edição de 2020 contará com 1.729 municípios de prova.
De acordo com o INEP, com a redução do número de participantes por sala, a quantidade de locais de prova será aumentada para comportar todos os inscritos. Nesse sentido, outras medidas também serão tomadas para evitar intercorrências, entre elas, a definição de critérios técnicos de biossegurança baseados nas recomendações dos órgãos de saúde. Além disso, o Inep solicitará às equipes de segurança e às prefeituras que auxiliem nos procedimentos de o aos locais de prova, para evitar aglomerações. Entre as proposições, a autarquia também solicitou que estados e municípios evitem a concessão de outros eventos de grande porte no período de realização do exame, além de providenciar a infraestrutura necessária para garantir a presença dos participantes.
Cronograma Enem 2020
As provas da edição 2020 do Enem estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital); e contará com 5,6 milhões de inscritos.
Procedimentos de organização do Enem
Entre os procedimentos realizados, até então, estão:
- A consolidação da base de inscritos e a conclusão das contratações, dos convênios e dos acordos de cooperação.
- Concepções e as adaptações das provas destinadas às pessoas com deficiência também já foram superadas, assim como as concepções dos materiais istrativos e instrutivos, que já estão prontos e foram encaminhados à gráfica contratada.
- No total, 1.999.621 (16,5%) provas já foram impressas.
- Ao todo, 68% (8.796) dos locais de prova já estão confirmados — a estimativa é que sejam cerca de 15 mil nesta edição.
- Todos os sistemas para controle e monitoramento da operação Enem 2020 também já foram preparados.
Capacitações
Antes da realização do exame, serão executadas ainda as capacitações das equipes de colaboradores e de certificadores, assim como o manuseio, o armazenamento e a distribuição das provas e materiais istrativos. Após a aplicação das provas, em termos de logística e segurança, ocorrerão as etapas de operação reversa, processamento e encerramento.
Enem
O exame é realizado anualmente pelo Inep desde 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar ao final da educação básica.
Estrutura
A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.