O MEC divulgou o cronograma do Fies 2020.2, que terá a oferta de milhares de vagas, em Instituições Particulares de Ensino.
Inscrição Fies 2020.2
De acordo com o Edital do Fies 2020.2, a inscrição será de 28 a 31 de julho, no site do Fies.
Como se inscrever?
Para se inscrever no processo seletivo do Fies, o candidato deverá ar o sistema de inscrição do Fies em fies.mec.gov.br, clique em “Minha Inscrição” e em seguida em “Fazer Cadastro”.
O candidato será direcionado para a página do GOV.BR, na qual efetuará seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.
Após concluído o cadastro, o candidato será direcionado novamente para a página do Fies. Deverá clicar sobre a opção “Entrar com GOV.BR”, e informar o F e a senha cadastrada.
Após o referido procedimento, o candidato estará no sistema de inscrição do Fies, e deverá preencher as informações solicitadas pelo sistema.
O candidato poderá alterar o grupo de preferência e sua(s) opção(ões) de curso quantas vezes julgar pertinente, mas somente durante o período de inscrições. Será considerada válida a última inscrição realizada e confirmada pelo candidato no FiesSeleção.
Qual a Renda Mínima?
O candidato ou o grupo familiar deverá comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, igual ou superior a um salário mínimo nacional vigente.
Se o candidato ou grupo familiar apresentar renda familiar bruta mensal, por pessoa, inferior a um salário mínimo, ou que a renda mensal bruta exceda os 3 salários mínimos, por pessoa do grupo familiar; não poderá realizar a inscrição para o processo seletivo do Fies.
Se o candidato já foi beneficiado com o Fies poderá fazer a inscrição?
O candidato que já tenha sido beneficiário de financiamento estudantil poderá se inscrever no processo seletivo do Fies; desde que atenda às condições previstas no Edital do processo seletivo vigente.
Será vedada a concessão de financiamento ao candidato inadimplente com o Fies ou CREDUC e àquele que se encontre em período de utilização do financiamento.
Quais cursos são financiados?
Poderão ser financiados pelo Fies somente os cursos disponíveis no sistema do Fies, observado o número de vagas ofertadas.
O candidato poderá escolher qualquer curso, dentre aqueles disponíveis no grupo de preferência, de acordo com o seu perfil e interesse.
Quem não poderá se inscrever no Fies?
De acordo com o MEC, não poderão se inscrever no processo seletivo do Fies:
- Candidato pré-selecionado em processo seletivo anterior, enquanto perdurar situação de pendência nas fases de complementação no FiesSeleção, de validação de suas informações pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – SA ou de validação de suas informações pelo agente financeiro;
- Candidato que não tenha quitado financiamento anterior pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educativo – CREDUC, de que trata a Lei nº 8.436, de 25 de junho de 1992;
- Candidato que se encontre em período de utilização do financiamento do Fies;
- Candidatos que submeteram ao ENEM com o único objetivo de autoavaliação, na condição de treineiro;
O Bolsista do Prouni poderá se inscrever no Fies?
O bolsista parcial do Prouni poderá participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa; desde que se enquadre nas condições previstas no Edital do Fies 2020.2.
Será vedado ao bolsista parcial do Prouni usufruir simultaneamente, em cursos ou instituições de ensino diferentes, a bolsa concedida pelo Prouni mais o financiamento concedido no âmbito do Fies. No caso do bolsista integral do Prouni, só poderá obter o Fies, caso tenha a bolsa encerrada.
Nota de corte Fies
A nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados em um grupo de preferência, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos no mesmo grupo de preferência. A nota de corte possui caráter meramente informativo, sem garantia de pré-seleção no processo seletivo vigente, podendo ser consultada no sistema de inscrição FiesSeleção.
Como é classificação do Candidatos?
De acordo com o MEC, os candidatos serão classificados no grupo de preferência para o qual se inscreveram, atendida a prioridade indicada dentre até 3 (três) opções de curso/turno/local de oferta escolhidas; em ordem decrescente e de acordo com as notas obtidas no Enem, observada a seguinte sequência:
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; e
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
Resultado
O candidato poderá consultar o resultado no endereço eletrônico http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br, e junto à(s) instituição(ões) para a(s) qual(ais) tenha se inscrito.
Serão pré–selecionados na chamada única, os candidatos classificados com base no número de vagas disponíveis no grupo de preferência.
O que fazer após ser selecionado?
Os candidatos pré-selecionados na chamada única do Fies deverão complementar as informações da inscrição no sistema; no endereço eletrônico http://fies.mec.gov.br; conforme prazo determinado em edital, para contratação do financiamento.
Lista de Espera
Conforme edital, os candidatos classificados com base no número de vagas do grupo de preferência serão pré-selecionados na chamada única. Os demais, não pré-selecionados, serão automaticamente incluídos em lista de espera.
Como é atualizada a Lista de Espera do Fies?
A vaga não ocupada por um candidato já pré-selecionado retorna para o sistema e outro candidato que esteja em lista de espera é pré-selecionado, observada a classificação prevista no Edital do processo seletivo vigente.
Os participantes da lista de espera, deverão obrigatoriamente, acompanhar sua eventual pré-seleção, na página do Fies, disponível no endereço eletrônico (http://fies.mec.gov.br).
Cronograma Fies 2020.2
- Publicação do novo Edital: 22 de julho;
- Inscrições: 28 a 31 de julho por meio do site (http://fies.mec.gov.br/);
- Resultado Pré-seleção: 4 de agosto de 2020;
- Complementação da inscrição: de 4 a 6 de agosto de 2020
- Pré-seleção de candidatos da Lista de Espera: 4 a 31 de agosto de 2020.