No dia 05 de julho, a Dataprev iniciou a segunda fase do cadastramento referente ao benefício do Auxílio Taxista. Nesta etapa, as prefeituras terão até o dia 15 de agosto, para enviar novos dados dos motoristas de táxi, que estejam aptos a receber os valores para o sistema Dataprev.
Na primeira fase, foram mais de 3 mil municípios, que fizeram o cadastro de 301.505 taxistas brasileiros. O benefício Auxílio-Taxista foi aprovado pela Emenda Constitucional nº 123/2022.
- Aplicativo Caixa Tem: veja como baixar e consultar o saldo
- Programa SIM Digital
- MEI: Como solicitar o auxílio doença?
O Governo Federal divulgou a relação de prefeituras que já entregaram os dados dos taxistas para o sistema. As prefeituras que não estivem na lista terão mais uma semana para enviar os dados.
Quem pode receber o Auxílio Taxista?
De acordo com o MTP – Ministério do Trabalho e Previdência terão direito ao Auxílio Taxista:
- Os profissionais que estiverem com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o F válidos.
- Os Taxistas deverão estar com o alvará de prestação de serviço cadastrado na prefeitura da cidade em que atua, em vigor a partir de 31 de maio de 2022.
Neste primeiro momento, não será necessário que o taxista faça qualquer procedimento, pois a responsabilidade do cadastramento é das prefeituras de cada município.
Pagamento Auxílio Taxista começará no dia 16
O primeiro grupo cadastrado receberá no dia 16 de agosto. Os profissionais que estejam elegíveis para esta segunda fase, terão pagas duas parcelas juntas referentes aos meses de julho e agosto no dia 30 de agosto.
Como serão realizados os pagamentos?
Os valores serão creditados automaticamente na Poupança Social Digital, que será aberta em nome do trabalhador pela Caixa Econômica Federal, no aplicativo Caixa Tem. Serão pagas 6 parcelas e o benefício está previsto até dezembro para o estado de emergência, de acordo com o Governo Federal.
Veja a abaixo o calendário de pagamento do Auxílio Taxista
Aplicativo Caixa Tem
O aplicativo Caixa Tem foi criado pela Caixa Econômica Federal com o objetivo de simplificar a vida do cidadão brasileiro. Por meio dele é possível ter o aos serviços sociais disponibilizados pelo Governo e realizar transações bancárias.
Nele, o usuário pode:
- Consultar e movimentar benefícios sociais como Auxílio Brasil , Auxílio Gás, Auxílio Caminhoneiro, entre outros;
- Realizar compras pelo cartão débito virtual;
- Fazer saques sem cartão;
- Recarregar o celular;
- Pagar contas;
- Solicitar extrato.
De acordo com a Caixa, o aplicativo está disponível para todos os cidadãos, porém, apenas beneficiários podem ter uma Poupança Social Digital no Caixa Tem, possibilitando o o aos rees do Governo.
Como sacar os valores do Caixa Tem?
De acordo com a Caixa, para sacar os valores recebidos pelo Caixa Tem, o usuário pode transferir seu dinheiro via Pix para outra conta, ou ainda realizar o saque em agências da Caixa, ou no caixa eletrônico da Caixa sem o uso de cartão. O saque ainda poderá ser feito também nas casas lotéricas.
- Para realizar o saque sem cartão no caixa eletrônico o beneficiário precisará levar junto consigo o celular em que está instalado o aplicativo Caixa Tem.
- Ao chegar no local de saque, basta abrir o app e selecionar a opção Saque sem cartão.
- Depois, clique em “gerar código de saque” e realize a retirada do dinheiro em até uma hora, já que o código gerado no aplicativo perderá a validade após esse período.