O Caixa Tem, um aplicativo que surgiu como o resultado de um projeto de recepção bancária de milhões de brasileiros, mudou a forma de receber benefícios sociais do Governo Federal no Brasil. Nesse sentido, já faz algum tempo que os benefícios sociais fazem parte do dia a dia do brasileiro. Porém, por muito tempo, toda essa tecnologia de o esteve restrita aos bancos e às instituições financeiras privadas.
Portanto, o setor público demorou um pouco mais de tempo para, de fato, se adaptar a essa nova realidade, o que, na verdade, só veio a acontecer com força na época de criação do Auxílio Emergencial. Outro aspecto que favoreceu a adoção desse tipo de tecnologia por parte do poder público foi a pandemia do novo vírus.
Com as medidas de isolamento social tendo que ser colocadas como prioridade governamental, se tornou necessária a criação de uma plataforma digital que oferecesse uma série de serviços para os cidadãos. Dessa forma, os cidadãos poderiam então começar a ar esses serviços sem precisarem sair de casa. O aplicativo Caixa Tem é um produto dessa realidade. Com isso, o surgimento da aplicação não foi apenas necessário, como também urgente. E foi assim que o Caixa Tem entrou de vez na rotina do brasileiro, especialmente daquele que é beneficiário de algum programa social de distribuição de renda, como é o caso do Auxílio Brasil.
Caixa Tem, Auxílio Emergencial, Bolsa Família e INSS
Inicialmente criado para ser um instrumento de operação do Auxílio Emergencial, o aplicativo Caixa Tem não demorou muito tempo para começar a incluir outros serviços, funcionalidades e benefícios dentro da sua plataforma. Por exemplo, foi assim que o Bolsa Família (na época, o programa social ainda tinha esse nome) entrou para o conjunto de benefícios sociais que aram a ser pagos, istrados e operacionalizados por meio do Caixa Tem.
Hoje em dia, até mesmo os benefícios assistenciais e/ou previdenciários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem ser recebidos por meio do aplicativo Caixa Tem. Até pouco tempo atrás, isso não era imaginado dentro do setor público. Mas atualmente, chega a ser difícil pensar a rotina sem essas funcionalidades.
Por conta disso, não é exagero afirmar que o Caixa Tem mudou, para sempre, a forma de receber benefícios sociais no Brasil. Uma realidade que não deverá ser revertida. Afinal, em tempos de aplicativos e plataformas digitais, se deslocar até uma agência física de um banco ou instituição financeira se tornou a última opção. O último caso. Apenas a necessidade mais urgente, e que não pode ser resolvida de outra forma.
Benefícios Sociais no Caixa Tem
Além dos benefícios sociais que foram citados na lista logo acima, é possível istrar outros valores por meio do aplicativo Caixa Tem.