Conforme a legislação, o Fundo de Garantia permite ao trabalhador diversos tipos de saque para retirar uma parte do dinheiro, que é depositado mensalmente pelo empregador, inclusive para pagar suas dívidas.
Há duas formas de sacar o FGTS, veja abaixo:
Saque Emergencial
O Saque do FGTS emergencial foi uma iniciativa do Governo Federal para estimular a economia nacional, após o estado de calamidade, por causa da pandemia de Covid-19. Quem ainda não fez o saque poderá fazê-lo e quitar suas contas, que estiverem em aberto.
A Caixa Econômica divulgou a possibilidade de saque do FGTS Emergencial para quem ainda não recebeu o dinheiro, sendo que os trabalhadores terão até 15 de dezembro, para pedir o crédito novamente, cujo dinheiro será transferido, por meio do Caixa Tem, em até 15 dias.
O pedido de saque pode ser realizado via aplicativo FGTS, disponível para os telefones e dispositivos móveis dos sistemas Android e iOS. O trabalhador deverá:
- ar o app do FGTS e efetue o com as suas credenciais da Caixa;
- Na tela inicial, tocar em “Saque Extraordinário FGTS”;
- Clicar em “Solicitar saque”;
- Verificar os dados e confirmar a solicitação.
Saque Aniversário
De acordo com as regras, anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode retirar parte do saldo da conta do FGTS, cuja opção é conhecida como saque-aniversário. Para ter direito ao Saque-Aniversário, é necessário que o trabalhador faça a opção por essa modalidade.
Para fazer a solicitação é preciso cumprir os seguintes requisitos:
- Ser maior de 18 anos;
- Ser titular de conta corrente ou poupança na Caixa (exceto Poupança Social Digital e Poupança CAIXA Fácil);
- Ser optante do saque-aniversário e autorizar o banco a consultar o saldo do FGTS;
- Ter saldo suficiente para antecipar;
- Estar com o F em situação regular na Receita Federal;
- Estar adimplente com a Caixa ou usar o recurso do crédito para pagar a dívida.
A adesão a tal modalidade pode ser feita por meio do aplicativo oficial do FGTS, no site da Caixa Econômica Federal ou nas agências do banco.
O cidadão pode optar pelo saque aniversário a qualquer momento, e caso a opção seja feita até o último dia do mês de seu aniversário, você terá direito ao saque da primeira parcela no mesmo ano.
Como consultar o saldo de contas do FGTS
O trabalhador poderá fazer a consulta pelo aplicativo do FGTS. Por meio do app é possível consultar o saldo individual de todas as contas vinculadas a contratos de trabalho extintos e atuais do trabalhador.
- Faça o do aplicativo oficial do FGTS para telefones Android;
- Baixe o aplicativo oficial do FGTS para celulares com sistema iOS (iPhone);
- O aplicativo permite alternar entre a principal forma de saque, trocando a modalidade de rescisão pelo saque aniversário, ou pedir outro tipo de saque em situação prevista pela lei.
O app do FGTS oferece ainda a opção de simular o empréstimo para os optantes do saque aniversário, com a antecipação de até três parcelas. O saque dos valores de FGTS poderá ser feito por meio digital com o uso do aplicativo Caixa Tem.