Com objetivo de agilizar os atendimentos e zerar a fila de mais de um milhão de pessoas, que estão à espera de perícia médica, o INSS prometeu dar agilidade nos atendimentos e na análise de processos.
De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Previdência, os segurados que não foram atendidos, em razão das paralisações deverão fazer novamente o agendamento dos serviços.
Mas de acordo com informações do Instituto, mesmo com o reagendamento o INSS considerará a data originalmente marcada, como a data de entrada do requerimento, para evitar prejuízo financeiro aos segurados.
Como fazer o reagendamento?
A remarcação de perícia e a consulta dos resultados podem ser realizadas via Meu INSS, disponível para para Android e iOS, ou pelo site Meu INSS. Veja como fazer abaixo:
- e o site ou app Meu INSS;
- Entre com seu F e senha e depois clique em “SERVIÇOS”;
- Na aba “BENEFÍCIOS” clique em auxílio-doença;
- Depois clique em “PERÍCIA” e opte por “REMARCAR PERÍCIA”;
- Informe o número de documento e clique em “REAGENDAR ATENDIMENTO”.
Como consultar o resultado da perícia?
A consulta do resultado da perícia médica do INSS é realizada também via Meu INSS, confira o o a o abaixo:
- e a plataforma do Meu INSS;
- Informe seu F e siga as orientações da plataforma;
- Procure pela seguinte opção “Resultado de Benefício por Incapacidade”;
- Após isso, agora basta baixar o PDF, que informará sobre o deferimento ou indeferimento do benefício, ou seja, se ele foi concedido ou não.
Fila INSS
De acordo com informações da Secretaria do Trabalho e Previdência, mais de 1 milhão de segurados no total estão na fila para uma perícia médica.
De acordo com dados do IBDP, atualmente o cidadão precisa esperar de 90 a 120 dias para conseguir a consulta. No documento assinado que deu fim à greve, os servidores prometeram substituir os dias não trabalhados para que assim possa agilizar a análise do processo e a distribuição de benefícios.