O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou, por meio da Portaria MTP nº 2.965, que fará nova limpeza no sistema para identificar quais benefícios são liberados de forma irregular.
Como saber se estou no novo pente-fino do INSS em 2022?
Tal procedimento é uma forma comum que o Governo Federal utiliza para controlar os gastos, além de evitar que os benefícios sejam reados de forma equivocada. Por isso, periodicamente, o pente-fino pode ser realizado.
O novo pente-fino do INSS ainda não teve data divulgada, mas o que se sabe até o momento é que a nova reanálise dos benefícios vai durar, em média, 6 meses (180 dias). A intenção da nova operação proposta é aumentar a capacidade de operação da Perícia Médica e para tentar diminuir os requerimentos que dependem somente desse serviço.
Quais serão as pessoas que arão pelo pente fino do INSS?
Alguns beneficiados se encontram na mira do órgão para ar pela revisão. Veja abaixo os casos, que serão reavaliados:
- Beneficiário que recebe o Auxílio-Acidente
- Beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada) que está há mais de 24 meses sem uma perícia médica
- Beneficiários que recebem o Auxílio-Doença há mais de seis meses (ou mais que isso) que nunca ou pela perícia médica e que não tenha previsão para retorno das atividades profissionais
- A reavaliação será definida pela idade: as pessoas mais novas serão convocas primeiro pelo INSS.
Como verificar se fui convocado pelo INSS?
Importante salientar que o INSS NÃO entra em contato por ligação e NÃO faz contato via WhatsApp para confirmação de dados. Se, por acaso, receber ligações ou mensagens no aplicativo, desconsidere tal procedimento.
O segurado que foi identificado pelo sistema com uma possível irregularidade receberá a notificação por meio dos canais de atendimento abaixo relacionados:
- Pelo caixa eletrônico em que o beneficiado recebe o salário;
- Correspondência no endereço que está cadastrado como residência do segurado;
- Por meio de mensagem de texto do celular (SMS).