Cada início de ano os brasileiros se deparam com uma série de gastos tais como seguros, matricula escolar, materiais escolares, IPTU, IPVA entre outros.
Para 2022 as projeções referentes ao IPVA não são as melhores, pois ele deverá ficar ainda mais caro. Vale lembrar que alíquota de IPVA é diferente em cada estado do país, mas com uma coisa em comum:
- Carros Novos: A base de cálculo é o valor da nota fiscal de compra
- Carros Usados: Para a base de cálculo é considerado o valor de mercado medido pela Tabela Fipe
De acordo com os últimos dados disponibilizados pela Fipe, o preço dos usados subiu mais de 31,8% em 12 meses e os modelos novos tiveram alta de 19,3% no mesmo período.
- DPVAT 2022 haverá pagamento do seguro obrigatório?
- Como emitir a guia de pagamento do IPVA
- Transferência eletrônica de veículos
Essa super valorização é resultado do efeito da pandemia sobre a cadeia produtiva de automóveis. Com as medidas de isolamento impostas pelos governos, ocorreram paralisações das linhas de produção de veículos e insumos, portanto houve um grande aumento de custo de produção e uma redução da oferta, resultando nessa disparada de preços.
Cálculo
A melhor forma de não ar sufoco, é calcular previamente o valor do IPVA, que será cobrado pelo seu veículo.
O primeiro o será conferir o valor da alíquota do seu estado. Após verificar o valor basta multiplicar o valor de mercado do veículo (de acordo com a tabela Fipe) pela alíquota do seu Estado. Veja o exemplo abaixo.
Joaquim mora no estado de São Paulo (alíquota de 4%) e tem um carro que vale 40.000 de acordo com a tabela Fipe. Então a contar será:
40.000×4%= 1.600. Ou seja Joaquim pagará R$ 1.600 de IPVA
Como Consultar o calendário do Detran IPVA 2022?
Atualmente, os Detran’s disponibilizam as principais informações tais como consultas, pagamentos de impostos, consultas veiculares e outros serviços para facilitar a vida do contribuinte.
O condutar deverá seguir os os abaixo:
- e o site oficial do Detran do seu estado;
- Vá para veículo;
- Procure por IPVA;
- Depois vá para calendário.
Se as datas não tiverem disponíveis no portal, o contribuinte pode ter o às consultas de pendências. Isto é, caso o pagante tenha dúvidas anteriores, na aba consulta de multas é possível visualizar o débito e imprimir o boleto para regularização.
Como pagar o tributo?
O IPVA poderá ser pago de três maneiras diferentes, conforme as regras:
- Em cota única: com desconto de 3% no mês de janeiro.
- Dividido em três parcelas: janeiro, fevereiro e março.
- Em cota única: sem desconto, no mês de março.