(UEG/2019-2) A sociedade moderna é perada por conflitos sociais. Os pensadores clássicos da Sociologia desenvolveram um conjunto de ideias que contribuem para a interpretação desses conflitos. Em relação à interpretação dos sociólogos clássicos a respeito dos conflitos sociais, nota-se que
A) Émile Durkheim considera que os conflitos sociais expressam as desigualdades entre grupos sociais que atuam em trabalhos distintos e não cooperam entre si.
B) Max Weber considera que os conflitos sociais expressam uma situação de anomia social, ao o que a sua ausência expressa um estado de solidariedade.
C) Pierre Bourdieu considera que os conflitos sociais expressam um processo de racionalização da sociedade no qual a burocracia e a racionalidade se generalizam.
D) Karl Marx considera que os conflitos sociais expressam lutas entre classes sociais que se encontram em antagonismo diante das relações sociais de produção.
E) Karl Mannheim considera que os conflitos sociais expressam uma relação natural entre dominantes e dominados que pera toda a história da humanidade.
RESOLUÇÃO:
De acordo com Karl Marx, os conflitos sociais são decorrentes das diferenças de classes sociais. Em uma sociedade capitalista, este antagonismo é verificado entre os burgueses (donos dos meios de produção) e os proletários (força de trabalho).
Resp.: D
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre Durkeim, da UNEP
Organize seus Estudos
Caderno Espiral Melissa Pautado 17x24 Colmeia
Preço: R$48,99