(Famerp/2016) Se, no modelo 1, o problema consiste na necessidade de impor limites ao Estado para que a esfera da liberdade econômica possa prosperar, no modelo 2, o problema a a ser como a liberdade econômica dos mercados pode determinar o Estado enquanto princípio imanente de sua eficiência e concorrência. Em vez do mercado local sob a vigilância do Estado-nação, trata-se agora do Estado nacional sob a vigilância do mercado mundial.
(www.diplomatique.org.br. Adaptado.)
Considerando as características apresentadas pelo excerto, os modelos econômicos 1 e 2 correspondem, respectivamente,
A) ao liberalismo e ao neoliberalismo.
B) ao keynesianismo e ao mercantilismo.
C) ao liberalismo e ao mercantilismo.
D) ao mercantilismo e ao keynesianismo.
E) ao keynesianismo e ao neoliberalismo.
RESOLUÇÃO:
No modelo 1, o problema central é “impor limites ao Estado para que a liberdade econômica possa prosperar.” Este modelo remete ao liberalismo, onde se defende a limitação da intervenção estatal para favorecer a liberdade econômica e o livre mercado.
No modelo 2, o desafio é “como a liberdade econômica dos mercados pode determinar o Estado” e menciona o “Estado nacional sob a vigilância do mercado mundial”. Este cenário reflete o neoliberalismo, em que o mercado exerce influência sobre o Estado e os processos econômicos são guiados pela eficiência e pela concorrência em um contexto globalizado.
Resp.: A
VEJA TAMBÉM:
– Questões resolvidas sobre Taylorismo, Fordismo e Toyotismo.
Organize seus Estudos
Caderno Espiral Melissa Pautado 17x24 Colmeia
Preço: R$48,99
Post-it, 3M, Bloco de Notas, Cascata Misto, 4 Cores
Preço: R$28,71