Conforme divulgado pelo MEC, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 serão divulgados em 17 de janeiro de 2020.
Resultado Enem 2019
As notas individuais poderão ser adas pela Página do Participante — no portal ou no aplicativo do Enem — após com F e senha.
Treineiros
Para os “treineiros”, aqueles que não irão concluir o ensino médio em 2019, o boletim individual será publicado em março de 2020.
Sisu 2020: Inscrição
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, Sisu 2020 serão realizadas de 21 a 24 de janeiro de 2020, no site do MEC.
Sisu 2020: cronograma
- Inscrição: 21 a 24 de janeiro;
- Resultado: 28 de janeiro;
- Matrículas: 29 de janeiro a 4 de fevereiro;
- Lista de espera: 29 de janeiro a 4 de fevereiro.
Enem Digital 2020
O Enem Digital será implantado em 2020:
- No primeiro ano, a aplicação ocorrerá em modelo-piloto. A implantação será progressiva, com previsão de ser 100% digital a partir de 2026.
- As primeiras aplicações serão opcionais. Os participantes poderão escolher, no ato de inscrição, pela aplicação-piloto ou pela tradicional prova em papel. O modelo digital será aplicado para 50 mil pessoas em 15 capitais do país.
Datas do Enem 2020
Para que servem as notas do Enem?
As notas do Enem poderá ser aplicada em diversas finalidades como relacionadas abaixo:
- Ingresso em mais de 40 universidade portuguesas.
- Bolsas pelo Prouni: A nota do Enem valerá também na disputa bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas. Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades. Veja aqui o que é o Prouni, Programa Universidade para Todos.
- Financiamento Fies: Para quem quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil, também é preciso ter feito o Enem. O candidato estuda primeiro, e só paga depois que terminar a graduação.
- Vagas no Pronatec: Cursos Técnicos Gratuitos nos Institutos Federais. A nota no Enem valerá também para disputar vagas no Programa Nacional de o a Cursos Técnicos, o Pronatec. São duas etapas de inscrição por ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.
- Complemento ao vestibular: Várias instituições utilizam as notas do Enem como complemento para o Vestibular.
- Substituição ao Vestibular: Diversas instituições utilizam as notas do Enem para ingresso em seus cursos de graduação, de forma que o estudante fique dispensado de realizar as provas para ingresso.
- Seleção para vagas ociosas: Após todas as chamadas pelo Sisu, as universidades públicas utilizam as notas do Enem para ingresso nas vagas ociosas de seus cursos.
- Seleção para transferência de cursos de graduação: As instituições têm utilizado as notas do Enem para selecionar os candidatos a transferência para seus cursos de graduação.