Os inscritos no Enem 2020 podem consultar as notas desta edição, hoje, dia 29 de março, por meio da página do participante.
Como ar as notas do Enem 2020?
Para ar as notas do Enem 2020, é necessário que o estudante insira o número do F e a senha cadastrada no momento das inscrições.
Somente poderão conferir o resultado os participantes que já terminaram o ensino médio.
Treineiros
Os estudantes que fizeram o exame apenas para medir o conhecimento – poderão ver o desempenho no final de maio, quando também for liberado o espelho da redação.
TRI Teoria de Resposta ao Item
As provas objetivas do Enem são corrigidas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é o método específico usado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos processos seletivos que realiza.
A redação do Enem é avaliada por dois corretores levando em conta cinco competências. Se houver divergência entre os dois avaliadores, será chamado um terceiro revisor.
Como foi o Enem 2020?
O Enem 2020 foi aplicado nas três datas abaixo relacionadas:
- 17 e 24 de janeiro: provas impressas;
- 31 de janeiro e 7 de fevereiro: provas digitais;
- 23 e 24 de fevereiro: Enem PPL e reaplicação por motivos de logística ou falta por contágio do coronavírus
Em todas as datas, os estudantes elaboraram redações e responderam 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Veja os temas das redações:
Para que servem as notas do Enem 2020?
Com as notas publicadas, os estudantes podem calcular a média do Enem para analisarem chance de aprovação em programas de o ao ensino superior do Ministério da Educação (MEC), em vestibulares e até estudar em Instituições Portuguesas.
Programas de o ao ensino superior por meio das notas do Enem:
SiSU
A primeira oportunidade para tentar ingressar em instituições de ensino públicas é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O prazo de inscrições para a primeira edição de 2021 será de 6 a 9 de abril.
No total, o SiSU 2021/1 são oferecidas 209.190 vagas em 5.685 mil cursos de graduação em 110 instituições públicas. O resultado do SiSU deve sair no dia 13 de abril. Já o prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 13 a 19 de abril.
ProUni e Fies
Há outras opções para ingressar no ensino superior por meio das notas do Enem 2020. Veja abaixo as opções:
- ProUni: o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo em instituições particulares. É necessário ter feito o Enem 2020 e comprovar renda.
- Fies: o Fundo de Financiamento Estudantil disponibiliza financiamentos em universidades particulares. Os interessados devem ter feito o Enem desde 2010 e ter notas acima de 450 pontos. Também é necessário comprovar renda.
As edições do primeiro semestre do ProUni e Fies 2021 já foram realizadas, pois as faculdades particulares não poderiam esperar as notas do Enem 2020. As seleções foram com as notas do Enem 2019 e edições anteriores.
O MEC realizará novos processos seletivos do Fies e ProUni antes do segundo semestre, e os estudantes poderão usar as notas do Enem 2020.