Acompanhe estas informações preciosas para evitar a solidão e ser prudente financeiramente, indiferentemente das razões que o levaram a ir viver sozinho!
Se você está pensando em morar sozinho e alugar apartamento, pode estar tendo dificuldades para se organizar. Mesmo que o fato de viver sozinho possa ser um sonho libertador e muito agradável, você também deve considerar o fato de que vai precisar se virar sozinho para muitas atividades e, inclusive, pagar suas próprias contas. Dependendo de por que você está morando sozinho, você também pode ter sentimentos confusos sobre ter um espaço só para você.
E aqui estão algumas das coisas mais importantes a serem consideradas, para que você possa fazer do seu novo espaço um lugar que seja organizado e confortável. Isso pode lhe dar mais paz de espírito e realmente ajudá-lo a se sentir em casa, sem cair em dívidas, principalmente. Pensando nisso, separamos algumas dicas fundamentais. Acompanhe neste post!
1. Os principais motivos para viver por conta própria
Pode haver vários motivos para viver sozinho. Talvez você tenha se mudado da casa de seus pais pela primeira vez, ou recentemente saiu de um relacionamento ou casamento. Você pode estar compartilhando acomodações com um colega de quarto. Possivelmente, você perdeu um cônjuge ou ente querido e agora está sozinho.
Querer estar sozinho pode ser um desejo ou algo de força maior, indiferentemente do seu motivo, ter um espaço organizado pode ajudá-lo a se sentir melhor e com mais controle sobre sua vida e as coisas ao seu redor. Por essa razão, o item inicial, é analisar suas prioridades e fazer um orçamento pessoal, para saber qual será seu teto máximo de gastos ao buscar por um apartamento para alugar em Curitiba.
2. Permita-se perceber que tudo ficará bem
Preocupar-se com o futuro é pegar emprestado problemas que podem nunca realmente acontecer, e ficar pensando no ado o impedirá de encontrar alegria no presente. É hora de se afastar de ambas as coisas e começar a se concentrar em você e em onde você está na sua vida agora. Pode não ser fácil, mas certifique-se de se dar permissão para ter sentimentos honestos sobre sua situação.
Peça ajuda se precisar e converse com um profissional de saúde mental se estiver realmente ando por dificuldades. Mas também certifique-se de falar consigo mesmo sobre como você é forte e capaz e como pode seguir esse novo caminho na vida. Evite compensar a solidão, se isto lhe foi de algum modo imposto, comprando itens como peças de vestuário que não precisa, alimentos altamente gordurosos ou com muito açúcar, bebidas alcoólicas, móveis e/ou eletroeletrônicos que possuam um valor acima do seu patamar. Procure não suprir suas carências com gastos demasiados. Uma boa alternativa para isso é cortar totalmente os gastos com cartão de crédito.
3. Mantenha contato com as pessoas e faça novos amigos
Esteja você entrando em contato com amigos e familiares que moram localmente, ou conversando online em um grupo privado do Facebook com pessoas que você nunca conheceu, é importante entrar em contato com outras pessoas. Informe-os sobre suas circunstâncias e peça ajuda ou apoio, se precisar.
Às vezes, apenas saber que alguém está ouvindo e se preocupa com você pode realmente ajudá-lo a se sentir menos sobrecarregado. Isso pode tornar a tarefa de organizar sua casa e sua vida um pouco mais fácil. Ainda assim, é valioso descobrir pessoas em sua região que compartilhem de hobbies e gostos semelhantes aos seus.
Por essa razão, conecte-se com novas possibilidades de contatos, que pode ser um grupo de ciclistas, de corrida ou mesmo uma nova academia. Planeje seus gastos e, se isso estiver longe das suas prioridades ou possibilidades, coloque como um objetivo a médio prazo, a ser revisto daqui 6 meses.
4. Tenha um sistema de organização pessoal e financeira
Ao morar sozinho, você não tem que seguir qualquer outra pessoa ou regras à risca, mas você vai precisar, com o tempo, prestar contas a si mesmo. Por essa razão, pense no tipo de organização que deseja ter e estabeleça uma programação e um plano que lhe permitam trabalhar em uma vida pela qual se sinta bem.
Você pode gravar coisas em um planejador, em um quadro branco ou de qualquer maneira que realmente funcione para você e atenda às suas necessidades. No quesito financeiro, tenha uma planilha visível de gastos mensais, inserindo nela datas com dia de pagamento de contas fixas, como água, luz, internet, condomínio, aluguel, por exemplo.
Reserve sempre que possível, pelo menos 15% dos seus ganhos em uma caderneta de poupança ou fundo de investimentos. Isso o ajudará a ter uma reserva financeira para quaisquer eventualidades.
5. Decore seu lugar com coisas que você ama
Para fazer com que seu lugar se sinta em casa, você vai querer decorar . Pense no estilo que você sempre sonhou em ter ou nas cores que queria pintar as paredes, mas não conseguiu porque estava compartilhando seu espaço. Agora é sua hora de fazer todas as coisas que você queria fazer no ado. Além disso, ter um espaço que é seu e que parece diferente do anterior pode tornar mais fácil mover mentalmente para o ado.
6. Fique em cima do seu orçamento
Seu orçamento é importante e pode ser mais apertado se você morar sozinho. E isso não vale apenas para gastos fixos. Também é importante ter controle de tudo o que gastar eventualmente: Registre quanto gasta na mercearia e em outras coisas que compra, como s de serviços digitais, uma ida ao cinema ou restaurante.
Assim poderá analisar qual é a média do seu custo de vida. Você precisa viver dentro de suas possibilidades e, quando você é organizado e responsável, isso pode ser muito mais fácil de fazer. Mesmo que você precise reduzir um pouco, verá onde e por quê. Isso pode significar menos estresse e ansiedade, em geral.
7. Certifique-se de que conhece alguma manutenção básica
Se algo quebrar ou precisar de um pequeno reparo, saber como consertar você mesmo pode realmente economizar muito dinheiro. Você não precisará chamar um especialista, ou pelo menos fazer uma solução rápida que funcionará até que um profissional venha dar uma olhada. Ao aprender como fazer reparos simples, você também terá orgulho de seu trabalho e aumentará sua confiança para o que pode fazer no futuro, além de economizar substancialmente dinheiro.
Gostou destas dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais!